Facebook, a maior rede social da história da internet, completa doze anos de existência nesta quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016, com mais de um bilhão de usuários - de acordo com a Organização das Nações Unidas, União Internacional e o próprio Facebook - espalhados pelo mundo. E o mais surpreendente, a rede comandada por Mark Zuckerberg não para de crescer em faturamento e número de seguidores.
A plataforma acessada por um em cada dois indivíduos na terra, foi lançada no dia 4 de fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, e seus colegas Chris Hughes, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz. O site se baseou no Facemash, criado por Zuckerberg no ano anterior para conectar estudantes de Harvard, na universidade onde ele cursava o segundo ano, por meio de suas preferências pessoais.
Apesar de ser uma rede destinada ao uso de universitários, o Facebook fez sucesso de imediato. Com apenas um dia no ar, o thefacebook – como era chamado – recebeu mais de mil cadastros de estudantes. E em dezembro do mesmo ano, conquistou a marca de um milhão de usuários.
Cerca de dois anos depois, o Facebook foi liberado para ser acessado por qualquer pessoa, proporcionando o alcance de mais de 12 milhões de usuários no mesmo ano. Até junho de 2013, a criação do jovem Zuckerberg já havia alcançado mais de 1,26 bilhão de usuários cadastrados e uma receita gerada de US$ 7,87 bilhões.
Facebook Brasil
Só no Brasil, o site possui 83 milhões de usuários ativos mensais. Isso quer dizer que praticamente 80% da população brasileira que tem acesso à internet visita a rede social regularmente. O Facebook tem mais de 30 milhões de usuários brasileiros que acessam suas contas diariamente, pelo celular.
Fanpage para Empresas
Criadas pelo Facebook para compartilhar histórias e conectar pessoas, as Fanpages são indispensáveis para empresas e marcas que querem ampliar o nível de conhecimento sobre o perfil do seu público-alvo.
Em abril de 2014 houve o anúncio de que o Facebook reduziria o alcance espontâneo de posts das Fanpages por conta da quantidade de conteúdo produzido e, da mudança de formato do feed de notícias, que passaria a priorizar conteúdos relevantes para cada pessoa. De acordo com uma pesquisa feita pela agência de publicidade Social@Ogilvy, em 2014, a taxa de de alcance orgânico era de cerca de 12% em outubro de 2013, e caiu para 6% em fevereiro de 2014. Ou seja, a pesquisa mostra que as fanpages analisadas tiveram uma queda de quase 50% de alcance orgânico. E para os brasileiros a situação ficou ainda pior, a mesma pesquisa apontou que a taxa, que era de 9,49% em outubro de 2013, caiu para 4,68% em fevereiro de 2014.
Essa mudança forçou agências e profissionais de mídia a se atualizarem e descobrirem formas alternativas de garantir bons resultados dentro do Facebook. Portanto, com o uso das ferramentas adequadas e do suporte de uma agência de comunicação, as organizações podem utilizar o Facebook para divulgar serviços e produtos, através de textos, fotos e vídeos, além de organizarem eventos, promoções e outras ações, gerando mais empatia e credibilidade entre o produto e o consumidor.
Se sua empresa ainda não possui uma Fan Page, entre em contato com a equipe da Neticom Brasil e peça um orçamento sem compromisso.
Fontes: Revista Veja, Rede Social para Empresas, Social@Ogilvy