Por Wilson R. Garcia
Em 09/01/2012
A Importância do não sei!

É notável a dificuldade que muitos profissionais encontram para admitir que são falíveis e que não possuem todo o conhecimento disponível sobre qualquer assunto.

O conhecimento deve ser encarado da seguinte forma: Você sabe um pouco e todas as outras pessoas no mundo sabem o resto. Portanto, mais importante do que tentar transmitir uma imagem de sabedoria é saber onde conseguir o conhecimento que lhe falta.

Diante de qualquer dificuldade, primeiramente devemos nos perguntar: O que me falta saber para que esta tarefa seja executada, para que este mecanismo funcione, para que os resultados das vendas melhorem, para que meu site receba mais visitas..

Ao contrário, o que mais tenho visto é:

- Já fiz tudo que é possível, agora não depende mais de mim, se não deu certo, a culpa não é minha....

Conheço uma frase de um autor desconhecido que diz: "O ápice é o início da queda". É simples, no universo tudo é cíclico. O próprio universo está em expansão e um dia voltará a se comprimir. Se você já chegou ao topo de uma montanha não há alternativa senão descer, todos os caminhos levam para baixo.

Por esta razão o título deste artigo é "A importância da busca pelo conhecimento". Diante de uma situação que foge ao seu controle, é mais prudente posicionar-se claramente:

- Não sei, mas vou buscar informações sobre o assunto, e mais tarde nos reuniremos para discutirmos uma solução.

Atualmente a Internet é fonte inesgotável de informações e se usada com inteligência pode ser uma ferramenta valiosa para compartilhar experiências. As redes sociais e os Blogs são exemplos disto.

É importante ser receptivo, aceitar e discutir as idéias e as experiências das pessoas que nos cercam, pois deve haver motivos para vivermos em comunidade e eu acredito que o compartilhamento seja um deles.

Para encerrar, a famosa citação de Platão atribuída à Sócrates: "Só sei que nada sei."

Artigos Relacionados

Design e Funcionalidade
por Wilson R. Garcia em 24/03/2012
Design e Funcionalidade
Neticom Brasil de cara nova e energia renovada.
por Wilson R. Garcia em 31/01/2013
Neticom Brasil de cara nova e energia renovada.
Home Office e bem-estar podem andar juntos.
por Equipe Neticom em 22/06/2020
Home Office e bem-estar podem andar juntos.
Como os brindes podem impulsionar sua campanha de marketing?
por Equipe Neticom em 12/08/2019
Como os brindes podem impulsionar sua campanha de marketing?