Uma cor não é nada mais que a percepção visual de determinadas frequências de ondas de luz refletidas pelos objetos à nossa volta. Diversos estudos demonstram a influência que as cores podem exercer sobre nossas emoções, resgatando lembranças e nos imprimindo sensações específicas.

O estudo de uma técnica conhecida como PNL ou Programação Neuro Linguística aponta que existem alguns indivíduos ainda mais sensíveis e susceptíveis a influência do campo visual, estas pessoas são afetadas mais diretamente pela impressão das cores. Existem inclusive tratamentos terapêuticos como a Cromoterapia, que fazem uso das cores para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No caso específico da web, a combinação adequada das cores de um projeto pode ajudar a transmitir sua mensagem e aproximar o internauta, podendo até mesmo aumentar a sensação de confiança em sua empresa ou em seu produto ou serviço.

Da mesma forma como a maioria de nós não nos sentimos muito à vontade diante dos exageros causados por pessoas execessivamente tagarelas, inoportunas e que mais parecem um carro alegórico humano, na web chamar a atenção em demasia, pode deixar a impressão de uma possível pretensão sua em disfarçar alguma deficiência, e neste ponto, o internauta poderá desconfiar de suas intenções.

É interessante lembrar que as cores devem ser definidas preferívelmente de acordo com o público-alvo que seu site pretende abordar, isto é, para um site de produtos para crianças, naturalmente podemos ousar um pouco na combinação de cores mais marcantes, já no caso de uma empresa que ofereça serviços na área de segurança patrimonial, a aplicação desta mesma regra seria um verdadeiro desastre. Em resumo, para não falarmos de bom gosto, vamos citar o bom senso, que só estará presente através da experiência e da habilidade do designer responsável pelo projeto.

O profissional experiente entende a importância das cores e do uso de paletas com tonalidades compatíveis como forma de atribuir uma imagem de unidade e personalidade ao website. Selecionei algumas possíveis impressões transmitidas pelas cores, baseadas em pesquisas pela internet e principalmente na observação de trabalhos desenvolvidos por grandes agências:

Branco Pureza, Inocência, paz e simplicidade
Vermelho Atenção e motivação, calor, energia, paixão, violência e agressividade.
Laranja Estimulador do apetite, criatividade e entusiasmo
Amarelo Descontração, prosperidade e otimismo
Verde Descanso, vigor, esperança, frescor e frio. Elementos da natureza
Azul Atração, equilíbrio das emoções, elevação do pensamento, frio e frescor
Rosa Fragilidade, delicadeza, beleza, saúde, sensualidade e romantismo
Roxo Com amarelo: luminosidade, com vermelho: calor, religiosidade e morte
Dourados Valor, dignidade e luxo
Prateados Modernidade, tecnologia, novidade, inovação
Marrom Segurança, solidez, outono, terra, chocolate, madeira
Cinza Discrição, diplomacia, elegância, sutileza e confiança
Preto Modernidade, sofisticação, formalidade, mistério e poder

 

Uma dica é conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo designer anteriormente, desta forma é possível avaliar sua compreensão sobre o uso das cores mais adequadas às necessidades de seu projeto.