Por Wilson R. Garcia
Em 09/01/2012
A internet usada como veículo publicitário

O objetivo da publicidade é comunicar ao público em geral, preferivelmente a quem tenha interesse, sobre as características técnicas, formas de utilização e eventuais benefícios de produtos ou serviços, além da divulgação clara das condições para a aquisição destes bens. É um objetivo nobre e de grande importância nos dias de hoje, quando existem uma variedade absurda de produtos e serviços disponíveis para o consumidor.

A publicidade bem aplicada é fundamental para uma avaliação correta da nossa real necessidade de aquisição de um determinado bem. O fato é que baseado em nossa experiência diária, a publicidade tem se tornado cada vez mais invasiva e irritante, entrando em nossos lares através da televisão e nos apontando estilos de vida distantes de nossos padrões econômicos, enchendo nossas caixas de e-mails com mensagens não solicitadas sobre produtos que provavelmente jamais utilizaremos, sujando nossas ruas e nossos quintais com panfletos que não desejamos ler, além é claro, do desperdício de nosso tempo e nossa inteligência, através de ligações telefônicas de telemarketing originadas por profissionais geralmente despreparados.

O uso da internet como meio de divulgar os produtos ou serviços produzidos por você ou sua empresa é um meio publicitário altamente eficaz, desde que usado com inteligência e ética. Existem várias formas de usar a internet em seu favor, entre elas destacam-se:

Site Institucional e/ou Blog Corporativo

Um site pode conter informações em diferentes formatos como textos, fotos, músicas e vídeos. Um bom site permite não só divulgar seus produtos e serviços, mas também estabelecer um canal de comunicação entre sua empresa e seu futuro cliente. Esta interação pode ocorrer através de formulários, enquetes ou pesquisas de mercado, depoimentos ou chats de atendimento online, entre outras.

Um site não invade a privacidade de ninguém, pois, para acessar as informações contidas no mesmo, é necessário que o interessado digite o endereço eletrônico relacionado ao site que deseja visitar, ou que procure pelo mesmo através de mecanismos de pesquisa como o GOOGLE. Através de Blogs, você poderá produzir e distribuir conteúdo relevante para seu público, ganhando audiência e melhorando a percepção de sua marca.

E-mail Marketing

É o nome que se dá às mensagens enviadas através de e-mail para as pessoas que previamente autorizaram o envio destas mensagens. Elas podem conter informações atualizadas sobre seus produtos e promoções em geral, bem como quaisquer informações de natureza institucional sobre sua empresa ou sobre o mercado em que atua, além de trazer links para seu site.

Esta prática usada de acordo com normas de ética e conduta são muito eficazes e certamente poderão lhe trazer bons resultados a um custo muito baixo, porém o envio destas mensagens para pessoas que não autorizaram, é chamado de SPAM e é considerado uma prática ilegal. Neste caso, você poderá degradar o nome da sua empresa na internet e até mesmo ter seu site banido da rede.

Sites de relacionamento

Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Pinterest, Tumblr, entre outros. A criação de perfis em comunidades de relacionamento como as citadas pode ser uma excelente forma de divulgar sua empresa.

De forma geral, você pode e deve se utilizar de diversos tipos de mídias publicitárias para divulgar seus produtos ou serviços, o que você não pode, é ignorar a internet como uma das melhores e mais baratas maneiras de levar informações até seus clientes.

Para ajudá-lo a garantir bons resultados, contrate um empresa especializada para desenvolver seu projeto, confira os trabalhos já executados anteriormente por esta empresa e compare o custo e os benefícios oferecidos. Tomando certos cuidados sua experiência na internet lhe trará bons resultados.

Artigos Relacionados

Como posicionar sua marca no cenário da Pandemia do Novo Coronavírus?
por Equipe Neticom em 22/04/2020
Como posicionar sua marca no cenário da Pandemia do Novo Coronavírus?
Autogestão e Home Office: como ser produtivo trabalhando em casa?
por Equipe Neticom em 16/08/2019
Autogestão e Home Office: como ser produtivo trabalhando em casa?
Flash não chore. Isso é só o fim.
por Wilson R. Garcia em 20/01/2016
Flash não chore. Isso é só o fim.
Nossa homenagem ao dia do publicitário
por Super User em 01/02/2013
Nossa homenagem ao dia do publicitário