Por Wilson R. Garcia
Em 09/01/2012
A internet usada como veículo publicitário

O objetivo da publicidade é comunicar ao público em geral, preferivelmente a quem tenha interesse, sobre as características técnicas, formas de utilização e eventuais benefícios de produtos ou serviços, além da divulgação clara das condições para a aquisição destes bens. É um objetivo nobre e de grande importância nos dias de hoje, quando existem uma variedade absurda de produtos e serviços disponíveis para o consumidor.

A publicidade bem aplicada é fundamental para uma avaliação correta da nossa real necessidade de aquisição de um determinado bem. O fato é que baseado em nossa experiência diária, a publicidade tem se tornado cada vez mais invasiva e irritante, entrando em nossos lares através da televisão e nos apontando estilos de vida distantes de nossos padrões econômicos, enchendo nossas caixas de e-mails com mensagens não solicitadas sobre produtos que provavelmente jamais utilizaremos, sujando nossas ruas e nossos quintais com panfletos que não desejamos ler, além é claro, do desperdício de nosso tempo e nossa inteligência, através de ligações telefônicas de telemarketing originadas por profissionais geralmente despreparados.

O uso da internet como meio de divulgar os produtos ou serviços produzidos por você ou sua empresa é um meio publicitário altamente eficaz, desde que usado com inteligência e ética. Existem várias formas de usar a internet em seu favor, entre elas destacam-se:

Site Institucional e/ou Blog Corporativo

Um site pode conter informações em diferentes formatos como textos, fotos, músicas e vídeos. Um bom site permite não só divulgar seus produtos e serviços, mas também estabelecer um canal de comunicação entre sua empresa e seu futuro cliente. Esta interação pode ocorrer através de formulários, enquetes ou pesquisas de mercado, depoimentos ou chats de atendimento online, entre outras.

Um site não invade a privacidade de ninguém, pois, para acessar as informações contidas no mesmo, é necessário que o interessado digite o endereço eletrônico relacionado ao site que deseja visitar, ou que procure pelo mesmo através de mecanismos de pesquisa como o GOOGLE. Através de Blogs, você poderá produzir e distribuir conteúdo relevante para seu público, ganhando audiência e melhorando a percepção de sua marca.

E-mail Marketing

É o nome que se dá às mensagens enviadas através de e-mail para as pessoas que previamente autorizaram o envio destas mensagens. Elas podem conter informações atualizadas sobre seus produtos e promoções em geral, bem como quaisquer informações de natureza institucional sobre sua empresa ou sobre o mercado em que atua, além de trazer links para seu site.

Esta prática usada de acordo com normas de ética e conduta são muito eficazes e certamente poderão lhe trazer bons resultados a um custo muito baixo, porém o envio destas mensagens para pessoas que não autorizaram, é chamado de SPAM e é considerado uma prática ilegal. Neste caso, você poderá degradar o nome da sua empresa na internet e até mesmo ter seu site banido da rede.

Sites de relacionamento

Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Pinterest, Tumblr, entre outros. A criação de perfis em comunidades de relacionamento como as citadas pode ser uma excelente forma de divulgar sua empresa.

De forma geral, você pode e deve se utilizar de diversos tipos de mídias publicitárias para divulgar seus produtos ou serviços, o que você não pode, é ignorar a internet como uma das melhores e mais baratas maneiras de levar informações até seus clientes.

Para ajudá-lo a garantir bons resultados, contrate um empresa especializada para desenvolver seu projeto, confira os trabalhos já executados anteriormente por esta empresa e compare o custo e os benefícios oferecidos. Tomando certos cuidados sua experiência na internet lhe trará bons resultados.

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