Por Equipe Neticom
Em 16/08/2019
Autogestão e Home Office: como ser produtivo trabalhando em casa?

Trabalhar em casa é um sonho para grande parte dos profissionais. Na prática, quem optou por este modelo de trabalho sabe que é necessário muita disciplina e dedicação. É possível trabalhar no conforto de seu lar, obter resultados satisfatórios e poder usufruir das vantagens que este local de trabalho oferece, porém, é necessário tomar alguns cuidados, evitar certas práticas e se atentar a dicas que podem aumentar sua produtividade. Vem conferir agora como tornar o seu home office muito mais satisfatório!

Antes de tudo, precisamos encarar alguns desafios que podem atrapalhar ou mesmo inviabilizar a prática do trabalho em casa. Identificando-os, e atuando de maneira a eliminá-los, o home office pode oferecer resultados muito mais recompensadores. Vamos agora saber quais são esses desafios.

Tempo

É preciso saber trabalhar com o tempo, desde definir horários para início e fim das atividades, até o tempo total necessário para execução da tarefa em questão. Neste sentido, vale se atentar a fatores externos que podem interferir nesse tempo.

Automotivação

Quem decide trabalhar em casa precisa estar comprometido. Manter a mesma rotina, o mesmo local de trabalho, a falta de um ambiente mais comum… Enfim: encarar de fato esse novo modelo de trabalho que você adotou.

Ferramentas

Tenha as ferramentas adequadas para exercer sua atividade. Seja um computador, notebook, tablet, celular… Conte com o que puder, para que possa dar conta de tudo. Se preocupe com a velocidade da internet, infraestrutura do local onde está, conforto. Todos esses detalhes fazem a diferença, e podem prejudicar sua performance.

Familiares e amigos

É importante que eles estejam ciente se saibam respeitar que, agora, este é seu local de trabalho. Portanto, deixe bem claro qual é seu expediente, para que eles não lhe causem distrações necessárias e lhe tirem o foco das atividades.

Administração dos horários

Saiba dosar bem o horário de seu expediente com atividades caseiras, descanso, lazer, e as demais. Evite misturar uma com a outra, pois elas podem se misturar, acabar se estendendo e prejudicar seu ritmo profissional.

Dicas para potencializar o home office

Agora que você já sabe dos itens com os quais precisa tomar cuidado, vamos lhe apresentar algumas dicas que, se postas em prática, podem contribuir com um desempenho mais positivo. Vem conferir!

Crie um horário fixo de trabalho

Pode ser difícil manter uma rotina estando em casa, no entanto, justamente por isso é fundamental criar uma rotina. tenha horários certos para iniciar o trabalho, almoçar, parar. Dessa forma, você conseguirá se manter focado e evitar todas as distrações que podem surgir.

Vista-se para trabalhar

Adquirir o costume de se vestir para trabalhar ajuda o seu corpo a entrar “no modo trabalho”. Faz parte da rotina. Portanto, nada de pijamas, ou aquelas roupas de casa, que lhe estimulam a se enxergar em mais um dia de descanso.

Cuide de seu ambiente de trabalho

Nada de trabalhar na cama, no quarto, ou em frente à TV. tenha um espaço próprio, de preferência longe desse tipo de distração. Ali, sua mente ficará mais focada na realização das tarefas.

Afaste as distrações

Como dito anteriormente, procure ficar longe de celular, tvs, utilizando a internet de maneira desnecessária. Nada de jogos, brincadeiras, ou ficar batendo papo durante o seu expediente. As pausas podem parecer pequenas, mas tendem a aumentar - e juntas, acabam levando embora grande parte do seu dia.

Respeite seu descanso

Tenha bem claro também que você precisa descansar. portanto, respeite seu horário de almoço. Deu o fim de seu expediente? Desligue-se do trabalho. Seu corpo precisa descansar, para se recuperar e produzir o melhor possível no dia seguinte - desde que não seja fim de semana.

Mude sua rotina quando necessário

Mude a cara do seu ambiente de trabalho, para não se estagnar. Mude a cadeira, mesa, local do computador. Procure trabalhar, pelo menos um dia da semana, em um local diferente: um café, shopping, restaurante. Não se prenda a rotina, uma vez que o home office pode ser bem solitário e desgastante.

Levando esses conselhos em conta, o home office pode se tornar uma realidade verdadeiramente satisfatória para você. Então trate de se empenhar, e bom trabalho!

Artigos Relacionados

Você consegue imaginar como será o mundo pós Covid-19?
por Equipe Neticom em 07/05/2020
Você consegue imaginar como será o mundo pós Covid-19?
Layout de impacto ou cultura de excessos?
por Wilson R. Garcia em 14/04/2012
Layout de impacto ou cultura de excessos?
Como posicionar sua marca no cenário da Pandemia do Novo Coronavírus?
por Equipe Neticom em 22/04/2020
Como posicionar sua marca no cenário da Pandemia do Novo Coronavírus?
Feliz dia do Publicitário
por Wilson R. Garcia em 01/02/2016
Feliz dia do Publicitário