Por Equipe Neticom
Em 12/08/2019
Como os brindes podem impulsionar sua campanha de marketing?

Se você busca uma maneira de tornar ainda mais estreita a relação entre sua marca e seus clientes, saiba que a utilização de brindes em uma campanha pode ser a saída. No entanto, a entrega dos brindes por si só não trará os resultados desejados, se não estiver direcionada por um modelo correto de campanha. Neste caso, podemos falar sobre o Marketing Promocional e sua importância para as vendas.

Considerado inovador desde o seu surgimento, o marketing promocional tem crescido cada dia mais. Portanto, vale a pena ficar por dentro do assunto, para poder extrair todo seu potencial em prol do sucesso de suas vendas!

O que é Marketing Promocional?

Para eliminar todo tipo de confusão que algum dia houve sobre o que era ou não considerado marketing promocional, a AMPRO (Associação de Marketing Promocional), lançou uma definição sobre o tema, em 2011: “Marketing Promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços”.

Assim, é necessário esclarecer que o termo “promoção” tem o sentido de promover, e não de descontos. Além disso, o fim principal do marketing promocional é levar ao consumidor uma experiência única, e por meio dela, buscar a fidelização. Claro, essa experiência deve condizer com a realidade do produto/marca/serviço oferecido, para que não sejam criadas falsas expectativas - o que só vai gerar um efeito negativo ainda maior.

Vantagens do Marketing Promocional

Dentre as principais vantagens que a escolha pelo marketing promocional podem render ao seu negócio estão:

Atrair novos Clientes

Experiências positivas e marcantes vão criar laços afetivos com os clientes. E este elo é muito valioso no momento da tomada de decisão do cliente entre a sua marca e uma concorrente.

Fidelizar Clientes

Conheça bem o perfil de seu clientes para que você possa oferecer experiências que os atinjam em cheio. Mais do que atrair novos consumidores, é necessário fazer com que eles permaneçam com você. Mantenha sempre vivo e pulsante este laço afetivo que une você e quem consome o que você tem a oferecer.

Fixar a sua Marca

Sua marca irá permanecer na memória das pessoas que forem atingidas de maneira positiva pela sua ação de marketing, especialmente envolvendo brindes. Por mais que possa não ser a primeira, nunca deixará de ser lembrada - e este é o principal objetivo que um bom laço afetivo pode proporcionar.

Liquidação de Estoques

O marketing promocional também pode ajudar quando há necessidade da eliminação de estoques. Sejam as trocas de uma coleção por outra, ou de um ano por outro. Além de liberar espaço físico, podem surtir efeitos positivos perante sua clientela.

Bloqueio da Concorrência

O fato de se tornar lembrado fará com que marcas concorrentes caiam no esquecimento, no afeto do consumidor. Assim, se torna mais fácil manter relevante entre seu público, e mesmo aquele que você pretende conquistar.

Aumento do tráfego de clientes do PDV

A distribuição de brindes, ou outras campanhas de marketing promocional, trarão o cliente para mais perto de você literalmente. Nesse caso, se prepare para fisgá-los pessoalmente.

Ações de Marketing Promocional

Abaixo, exemplificamos algumas das ações de marketing promocional que você pode utilizar:

  • Brindes;
  • Programas de Incentivo;
  • Experimentação;
  • Eventos Promocionais;
  • Ofertas;
  • Concursos/Sorteios.

Embora a distribuição de brindes seja a mais comum, e provavelmente a que gere mais resultados, ela não é a única. Você precisará, no entanto, avaliar bem seu público com quem vai trabalhar, para saber como atingi-los em cheio com sua estratégia.

Cuidados ao realizar uma campanha de marketing promocional

Agora que você já sabe como realizar uma ação de marketing promocional, é fundamental se atentar à esses cuidados prévios, que devem fazer parte do planejamento inicial:

  • Tenha um objetivo bem estabelecido;
  • Saiba o momento correto para realizar sua campanha, levando em consideração, inclusive, datas comemorativas e eventos;
  • Defina muito bem o seu público-alvo;
  • Fique de olho nas despesas utilizadas, para que estejam alinhadas com seu perfil financeiro e não lhe gerem problemas maiores.

Vale também se atentar ao Código de Ética do Marketing Promocional, para ficar por dentro do que você pode ou não fazer em sua campanha. Criado pela AMPRO, você pode consultá-lo gratuitamente clicando neste link. Dessa forma, se atentando à todas as dicas que aqui expusemos, sua campanha de marketing envolvendo a distribuição de brindes tem de tudo para ser um sucesso.

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