A internet é dinâmica, veloz e está constante transformação, assim como seus usuários. Não existe uma fórmula universal que pode ser aplicada genericamente quando o assunto é a produção textual para a web, mas algumas dicas são sempre válidas e podem ajudar a transmitir sua mensagem de forma eficiente.Você sabe com quem está falando?

Cada site possui um perfil de leitor. O conteúdo apresentado deve ser compatível com o nível intelectual deste público, e preferivelmente adaptado às suas preferências e peculiaridades regionais. Um site para um escritório de advocacia deve adotar uma linguagem formal ou culta, seguindo rigidamente as regras gramaticais, em contrapartida, um grupo musical popular pode ter um site com uma linguagem mais informal para transmitir sua mensagem de forma mais direta e de fácil entendimento, neste caso, a observância de algumas das regras gramaticais torna-se irrelevante.

Termos técnicos especializados

Evite o uso excessivo de termos técnicos especializados de uso restrito, jargões ou expressões em outro idioma, pois podem não fazer sentido mesmo para o público alvo de seu site. Em casos em que o uso de tais recursos seja imprescindível, explique o seu significado. O mesmo serve para abreviaturas, siglas ou acrónimos.

Seja objetivo

Entregue o que o leitor espera receber. Inicie seu texto descrevendo o que o leitor saberá após o final de seu artigo. Como a web é um ambiente propício a dispersão, onde a atenção do leitor é frequentemente disputada entre banners promocionais, animações e links para outros conteúdos, uma técnica bem aceita é a de criar textos objetivos. Vá direto ao assunto, com uma abordagem clara, direta e sem perder o foco do assunto original.

Conteúdo original

Você conhece o seu negócio como ninguém, você entende sua empresa, sabe de suas necessidades. Se você contratou uma empresa para desenvolver seu site, procure transmitir o máximo de informações possíveis para o desenvolvedor. Acompanhe para que os textos criados sejam originais e jamais copie conteúdo de outros sites similares. Caso, seja necessário, utilize o recurso de citações. Lembre-se que o Google penalize sites que copiam conteúdo.

Diagramação

Divida o conteúdo em pequenos parágrafos, jamais escreva longos textos em um único parágrafo, isto gera desconforto visual e dificulta a leitura. Divida suas frases em sentenças curtas. Torne seu texto compreensível. Outra dica é organizar o conteúdo dividindo-o em pequenos blocos, e destacando-os através de subtítulos pertinentes, como neste texto que você está lendo.

Ortografia

Apesar de podermos deixar de observar algumas regras gramaticais ao usarmos uma linguagem coloquial ou popular, o mesmo não acontece quanto a escrita correta das palavras. Após escrever ou avaliar os textos de seu site, peça para outras pessoas para ajudá-lo a identificar possíveis erros ortográficos, na dúvida consulte um dicionário, existem vários dicionários gratuitos online.

Este item é muito importante, pois um erro ortográfico pode comprometer gravemente credibilidade de sua empresa diante de seus clientes e até ridicularizá-la diante da concorrência.

Em outro artigo, falaremos sobre a importância de se utilizar palavras-chave na produção textual.

Em resumo, não arrisque, consulte sempre um profissional ou uma agência qualificada para auxiliá-lo neste processo. Segundo Philip Kotler: "Lucro é subproduto das coisas bem-feitas".