Por Wilson R. Garcia
Em 24/03/2012
Design e Funcionalidade

Nem tudo que é bonito é útil. Embora o design seja uma parte muito importante, outros aspectos devem ser considerados para a criação de um site que cumpra com seus objetivos comerciais.

Design

Um bom design pode ser definido como o equilíbrio ideal entre estética e funcionalidade. Voltado para o universo do desenvolvimento de sites, significa que um bom design deve causar uma excelente impressão visual aliada a uma excelente experiência de navegação e interação com o visitante.

A beleza atrai e desperta o interesse, mas é o conteúdo funcional que mantém este interesse aceso. Através das funcionalidades é que o visitante poderá interagir com sua empresa, obter lazer, diversão, informação, resumidamente conseguir o que deseja. Mas as funcionalidades devem ser atraentes e é neste ponto que destaca-se a importância da estética.

Funcionalidade

Podemos definir funcionalidades como elementos que gerem ações previstas e que disparem reações programadas. É a parte operacional e estratégica do site. Para a criação de um design adequado, é preciso uma definição clara das funcionalidades necessárias, neste ponto torna-se imprescindível conhecer um pouco sobre a empresa, o mercado em que ela atua, seu público alvo e principalmente seus objetivos com a criação deste site:

  • Qual o objetivo principal para sua empresa estar presente na internet?
  • Que tipo de visitante você deseja atrair?
  • O que estes visitantes desejam realmente encontrar quando visitam seu site?
  • O que você deseja que este visitante faça após conhecer seu site?
  • O que você pode oferecer a este visitante para transformá-lo numa oportunidade e negócios para sua empresa?

Somente de posse destas informações é que possível para o profissional responsável pelo desenho iniciar o projeto.

O profissional ideal

Um profissional completo, que conheça profundamente o complexo mundo das artes visuais e que domine várias linguagens de programação é como cabeça de bacalhau. Você sabe que existe, mas nunca viu nenhuma. O que podemos esperar são os generalistas que sabem um pouquinho de cada coisa. Neste caso é preciso ter cuidado, pois ao desenhar o layout este profissional já estará pensando nas dificuldades que ele encontrará para codificar e programar posteriormente, e acabam por limitar as possibilidades.

Num mundo ideal o layout, a codificação HTML, CSS e a programação PHP e Javascript, por exemplo deveriam ser desenvolvidos por profissionais distintos.

É importante que os profissionais que atuam na área de web busquem especialização, nas áreas de seu maior interesse. É claro que o conhecimento genérico é muito importante em muitos momentos, mas são de especialistas que o mercado precisa.

Para finalizar, concluímos que um projeto web de sucesso, que apresente resultados, corresponde ao perfeito equilíbrio entre beleza e funcionalidade, e para que este equilíbrio seja alcançado são necessários métodos de trabalho organizados e participação de profissionais especializados.

Artigos Relacionados

Atualização no Algoritmo do Google valoriza ainda mais o conteúdo de qualidade.
por Wilson R. Garcia em 17/04/2017
Atualização no Algoritmo do Google valoriza ainda mais o conteúdo de qualidade.
Facebook completa 12 anos em 2016
por Wilson R. Garcia em 04/02/2016
Facebook completa 12 anos em 2016
Como os brindes podem impulsionar sua campanha de marketing?
por Equipe Neticom em 12/08/2019
Como os brindes podem impulsionar sua campanha de marketing?
Nossa homenagem ao dia do publicitário
por Super User em 01/02/2013
Nossa homenagem ao dia do publicitário