Por Wilson R. Garcia
Em 18/03/2016
E-mail marketing a seu favor

E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing que tem como finalidade atrair compradores, justamente aqueles que tem interesse em seu produto, não o conheciam e que são potenciais consumidores da sua marca.

O envio de e-mails Marketing sem conteúdo relevante e com anúncios explícitos, sem ao menos pensar em seu público-alvo é um erro muito comum das empresas. Enviar um e-mail Marketing de qualidade significa pensar no conteúdo ali inserido para conquistar clientes e criar um relacionamento.

Composição do e-mail Marketing

Para que sua Campanha de e-mail Marketing seja bem sucedida é imprescindível conhecer seu público-alvo.

Assim como em um relacionamento é necessário saber falar e ouvir. Isso quer dizer, pensar nos hábitos de consumo de quem compraria seu produto e fornecer informações atraentes a essa lista compradora.

Essa prática envolve a escolha do tipo de e-mail Marketing a ser utilizado (Promocional, Institucional ou Comemorativo), de acordo com a necessidade momentânea de seu negócio. Por exemplo, se seu site institucional foi reformulado, é de bom tom enviar informações referentes a essa mudança em uma mensagem de e-mail Marketing institucional. Ou ainda, se sua loja está com promoções de aniversário, é possível unir promoção e comemoração em um único e-mail Marketing.

Após a descoberta da necessidade e escolha do tipo de e-mail Marketing, encontra-se um ponto crucial. Elaborar o conteúdo da mensagem que será enviada. É preciso tratar de assuntos relevantes ao seu negócio quando o conteúdo das mensagens for elaborado.

Enviar mensagens que não tem relevância para seu público é prática de SPAM, e ações desta natureza tendem a apresentar resultados negativos e até mesmo a depreciar a imagem de sua marca. É necessário criar o relacionamento com o cliente e despertar nele o desejo de ter aquelas informações que poderão levá-lo a comprar seu produto. Aí sim pode-se dizer que o e-mail Marketing está bem desenvolvido.

Logo, é de extrema importância manter claro qual seu objetivo antes de criar o conteúdo a ser disparado por e-mail Marketing. Caso contrário seus resultados podem não ser satisfatórios.

Trabalho contínuo

O retorno e a comunicação entre empresa e cliente deve ser ativa, ou seja, o relacionamento é mútuo.

Dessa forma pode-se comparar essa estratégia de Marketing a um relacionamento entre duas pessoas. No início quem domina é a conquista e depois, seguindo a ordem natural, chega-se à fidelidade. Aqui a lógica é a seguinte, depois de conquistado o cliente, com a ajuda do e-mail Marketing, é preciso torná-lo fiel. E tal qual um relacionamento amoroso, para que isso aconteça é necessário alimentar essa relação.

E como fazer isso?

Uma boa estratégia para isso é enviar newsletter regularmente aos clientes, com informações que possam ser interessantes ao seu público e não apenas promoções sem conteúdo informativo, além um trabalho ativo pós envio da mensagem.

Um e-mail Marketing é como uma lembrança às pessoas de que sua marca ou loja existe. Depois de consolidada uma boa lista de contatos, os e-mails Marketing tornam-se uma ferramenta muito importante. E como toda ferramenta importante, necessita de manutenção. Essa manutenção aqui é visualizada na mensuração constante das mensagens enviadas.

Adquirir um software de envio em que se possa ter as métricas do conteúdo enviado e qual a sua aceitação é essencial. Assim os resultados podem ser medidos por meio da quantidade de leitores que abriram aquele e-mail, quantas pessoas clicaram no link enviado e até mesmo saber quem chegou ao website por meio do e-mail Marketing.

Gerar relatórios e contar com o apoio de uma equipe responsável por realizar o trabalho pós envio e pós-venda, é parte essencial dessa estratégia de marketing.

Lista de contatos

A dica aqui é jamais adquirir listas de contatos. Você deve fazer campanhas para a captação destes contatos, quer seja através de telemarketing, sorteios em sua loja física, promoções ou enquetes no site e em suas redes sociais. Uma base dados bem construído é um ativo valioso de sua empresa. E utilizar o e-mail Marketing para aceitação e consolidação da marca é uma forma de gerar conteúdo para um público de qualidade, por isso é importante manter esse canal de comunicação ativo.

Prefira montar uma lista com potenciais clientes que lhe trarão uma resposta positiva aos disparos de e-mail Marketing. Caso contrário, essa estratégia pode causar um efeito reverso. Ao invés de atingir seu público específico e aumentar suas vendas por meio do e-mail Marketing, você gera spam em excesso e prejudica sua imagem perante os usuários.

Segundo o site E-commerce.org, é importante ter em seu site um campo de captura para as pessoas inserirem os e-mails voluntariamente para receberem os e-mails Marketing.

Com uma lista bem elaborada para disparo, conteúdo de qualidade e acompanhamento para possíveis aprimoramentos futuros, o e-mail Marketing se torna uma ótima estratégia em campanhas publicitárias.

Captou a essência?

Cada empresa precisa pensar em seu público e conteúdo próprio para produzir um e-mail Marketing de qualidade. Mas podemos considerá-lo uma ferramenta estratégica para atrair clientes e conquistá-los de forma barata e eficaz.

Se interessou e acha que o que falta em sua empresa é um trabalho de e-mail Marketing? Não esqueça de procurar um profissional qualificado para te auxiliar, ou se preferir entre em contato conosco e teremos prazer em atendê-lo.

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