Por Wilson R. Garcia
Em 17/05/2012
Educação a distância – Terceira geração

Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais – Willian Harper (1886)c

Se há mais de 125 anos, já se discutia formas alternativas para a difusão do conhecimento, hoje, este assunto é ainda mais relevante e atual, baseado nas múltiplas possibilidades de levar o conhecimento aonde ele é necessário.

A terceira geração da educação à distância.

Educação à distância é uma ideia presente desde a antiguidade, porém, pela escassez de tecnologia, a única forma de se propagar o conhecimento, sem a obrigatória presença do aluno em sala de aula, era através de correspondências, exercendo um papel muito mais informativo do que educativo, uma vez que a interação entre aluno e educador era ineficaz.

No Brasil, o IUB - Instituto Universal Brasileiro, foi um dos pioneiros no segmento de ensino à distância. Há 70 anos, quando nem se ouvia falar em internet, ele já oferecia cursos profissionalizantes por correspondência.

Hoje, através de tecnologias como a internet, é possível levar informação e interação a praticamente qualquer ponto do globo, atingindo um número muito maior de pessoas. Locais de difícil acesso, impossibilidade de transporte e até mesmo falta de recursos financeiros podem ser vencidos através de cursos online.

A Importância da Interação

A comunicação entre educador e aluno deve ser valorizada, pois é através desta interação que ocorre o aprendizado, por esta razão nos cursos online existem diversas ferramentas que permitem transformar o ambiente digital em uma "escola virtual", oferencendo todas as experiências que um aluno presencial poderia vivenciar. Chats, Fóruns, Wikis são exemplos de funcionalidades que promovem esta interação.

Por estas e outras dezenas de motivos, que cada vez mais, as escolas físicas devem valorizar o ambiente digital, uma vez que a internet é um meio de comunicação democrático, e deve ser usado, principalmente para proporcionar o conhecimento entre todas as classes sociais.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Universal_Brasileiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia

Artigos Relacionados

Quem não sabe o que procura não compreende o que encontra…
por Wilson R. Garcia em 11/07/2012
Quem não sabe o que procura não compreende o que encontra…
Como escolher adequadamente uma paleta de cores para seus projetos?
por Equipe Neticom em 29/08/2019
Como escolher adequadamente uma paleta de cores para seus projetos?
Facebook Ou Site? Qual a melhor estratégia?
por Wilson R. Garcia em 17/11/2015
Facebook Ou Site? Qual a melhor estratégia?
Marketing de conteúdo. O que é?
por Wilson R. Garcia em 21/11/2016
Marketing de conteúdo. O que é?