Estreitar a relação entre empresas e clientes tem se tornando mais fácil com a popularização do Facebook, nos últimos anos. É por isso que milhares de empresários deixaram de investir em sites e blogs para divulgar seus serviços em Fan Pages e perfis de outras redes sociais. Mas a pergunta é a seguinte: Será que realmente vale a pena abandonar o site para se dedicar a comunicação com as mídias sociais? Para ajudar você a descobrir a resposta, separamos alguns pontos importantes entre as duas opções. Bora conferir!

Sites

Se você quer que seu público-alvo te encontre nos motores de buscas (Google), além de transmitir valores e credibilidade à marca, opte pelo site.

Os websites corporativos são indispensáveis para quem necessita de tráfego para vender seus produtos e serviços na internet. Além de serem customizadas, as páginas eletrônicas permitem a integração de diversas plataformas, como é o caso dos blogs, que expandam a experiência dos usuários, através de troca de informações e conteúdo relevante.

Especialistas afirmam que um site bem construído e funcional, é capaz de transmitir muita seriedade e profissionalismo, sem contar que de fato é seu cartão de visitas na web. O Google e os demais buscadores dão prioridade aos portais e blogs nos resultados das buscas orgânicas, tornando o investimento de páginas próprias indispensável para profissionais que querem ser descobertos através das “palavras-chave”.

Facebook

Estar onde todos estão. Apenas esta justificativa já é suficiente para que sua empresa tenha um espaço reservado na maior rede social do mundo, com mais de 1,15 bilhão de usuários únicos desde os últimos dois anos.

Dedicado ao entretenimento, lazer, e a vida pessoal, o Facebook ainda é uma plataforma pouco eficiente quando o conteúdo das publicações é voltado aos negócios. É por isso que é preciso entender como os usuários se comportam para estabelecer estratégicas eficientes dentro desta ferramenta. Sobretudo, bem utilizada, a rede social é um ótimo canal de divulgação e relacionamento entre as organizações e os clientes.

Anúncios Pagos

A política de publicações pagas no Facebook é um dos fatores que prejudica a performance e o alcance das postagens. Segundo artigo publicado pela Time, em outubro de 2013 as publicações via Fan Pages atingiam 12% de seus seguidores, mas em fevereiro deste ano esse número caiu para apenas 6%. O que tudo indica, o alcance pode ser ainda menor, obrigando as empresas patrocinarem as publicações para alcançarem seus seguidores.