Há algum tempo, conheci uma estória que falava sobre um pai que acompanhava o filho em um passeio através de uma estrada, quando ouviu ao longe um ruído. Ele chamou o filho e explicou que tratava-se de uma carroça vazia. O filho curioso quis saber como o pai poderia saber que a tal carroça encontrava-se vazia, já que não era possível vê-la daquela distância. O pai sabiamente explicou ao filho que sua constatação baseava-se no barulho excessivo produzido pela carroça, que era característico do veículo quando não traz nenhuma carga. Foi então que ele comparou aquela carroça vazia com alguns homens de comportamento excessivamente expansivo, aqueles indivíduos tagarelas e inoportunos, que interrompem intempestivamente a conversa dos outros, querendo toda a atenção para si. Este tipo de indivíduo desperta desconfiança nas pessoas ao seu redor.

Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!!!

O design de um site ou blog é, sem dúvida, a primeira impressão que um visitante vai gravar sobre você ou sua empresa. Quais destes adjetivos mais lhe agrada?

  • Delicado ou Agressivo?
  • Pacífico ou Perturbado?
  • Limpo ou Poluído?
  • Leve ou Carregado?
  • Claro ou Confuso?
  • Harmônico ou Divergente?

Credibilidade

Sempre que lançamos mão de recursos para exaltação excessiva de nossas qualidades, evidenciamos uma vaidade narcisista e um ego super inflado, e como vimos na estória acima, quem tem conteúdo pode apresentar-se com charme e discrição e assim conquistar a atenção e a admiração de todos. Perdemos nossa credibilidade ao tentarmos impor nossas ideias com violência. E um design carregado é exatamente isto: uma forma de violência contra os sentidos.

Charme

Pense em alguém irresistível. Talvez você tenha pensado em algum ator ou atriz de cinema como George Clooney, Richard Gere, Julia Roberts, ou, sem deixar de lado nossos representantes tupiniquins: Reynaldo Gianechini, Tiago Lacerda, Flávia Alessandra, entre tantos. Pessoas irresistíveis são simpáticas, atenciosas, alegres e principalmente fazem com que as pessoas que estão ao seu redor sintam-se confortáveis e importantes. O adjetivo que define este tipo de pessoa é: charme.

O dicionário resume charme como: "Qualidade daquilo que atrai ou dá prazer aos sentidos". É neste sentido que podemos aplicar este adjetivo em nosso contexto.

Excesso de cores vibrantes que não combinam entre si, links piscando, popups que atrapalham a navegação, textos exclamativos que gritam com o visitante, negrito, funcionalidades não tem nada a ver com seu negócio, são alguns exemplos de práticas que devem ser evitadas caso você não queira correr o risco de perder sua credibilidade.

Um design adequado deve ser buscar a harmonia de cores e formas dos elementos que o compõem, para que o visitante sinta-se confortável e não desconfiado das verdadeiras intenções de seu anfitrião.

Equilíbrio é o melhor tempero

Como em outras áreas da vida, é claro que existem exceções, e não é nosso objetivo polemizar este tema, mas citando o célebre compositor Jorge Ben Jor: "Prudência, dinheiro no bolso e canja de galinha não faz mal a ninguém".

Segue abaixo um bom exemplo do que nunca, jamais, sob nenhuma circunstância deve ser feito. Eu considero particularmente o pior site que eu já acessei.

Clique para acessar

Se alguém conhecer algum site igual ou pior do que este, por favor compartilhe conosco.