A criatividade é um talento muito valorizado, mas é preciso cautela ao tentar definir o que pode ser caracterizado como trabalho criativo, pois ser criativo não se trata somente de criar algo novo baseado em elementos vindos do espaço sideral. Você pode ser criativo ao propor novas aplicações para produtos já existentes, na aplicação de técnicas conhecidas para alcançar resultados diferentes, desenvolvimento de técnicas mais econômicas ou mais simples para criar os produtos que já existem e aqui se seguiriam mais de uma dezena de exemplos.

O fato é que somos influenciados todo o tempo e por quase tudo ao nosso redor. Através de nossos cinco sentidos é que nos relacionamos com o mundo que nos cerca, e as impressões e emoções causadas por nossas experiências áudio-visuais, olfativas, gustativas e táteis, ficam armazenadas em nossos arquivos de memória, compondo-se mais tarde em farto material de referência.

Por exemplo: ao desenvolver um projeto que contenha a imagem de um cavalo, será normal que o relacionemos aos índios e aos  cowboys dos filmes que assistimos quando crianças. Sofremos também influência dos meios de comunicação em massa. A televisão, por exemplo conseguiu relacionar a cerveja com o sensualismo das belas formas femininas. Cada um possui um arquivo próprio, um modelo de relação entre o que vê e o que já viveu.

Influência e Cópia

Também somos influenciados pelos trabalhos de outros profissionais que admiramos ou mesmo pelo impacto emocional causado por um produto ou uma ideia que encontramos pelo caminho, porém, aqui é importante ressaltar que desenvolver um trabalho influenciado por outro já existente não significa copiá-lo descaradamente.

Ao preenchermos nosso briefing com as informações necessárias para o início do processo de criação do layout de um site, é comum perguntarmos ao cliente sobre algumas referências, outros sites que ele goste. É uma maneira de tentar conhecer um pouco mais sobre a história deste cliente, conhecer um pouco sobre o seu conceito de beleza, para que então, possamos criar um layout híbrido entre o que este cliente gosta e as necessidades e tendências que farão seu projeto decolar.

Plágio

O plágio nada mais é do que tomar como seu o resultado do trabalho de outra pessoa, uma cópia total ou parcial da criação de outra empresa configura-se como plágio e pode ser punida com os rigores da lei, desta forma é importante conhecer o portfolio e a metodologia de trabalho da agência digital para certificar-se que seu projeto seja original, criativo e personalizado de acordo com seus objetivos, além do mais, não seria nada bom ter a imagem de sua empresa maculada pelo mal trabalho desenvolvido por sua agência.