O Google é de longe o mais popular e o mais utilizado mecanismo de buscas da web, além de ser considerado o site mais acessado do mundo; no Brasil, ele é ainda mais popular, portanto anunciar no Google é uma excelente maneira de ganhar visibilidade e consequentemente  gerar mais negócios para sua empresa.

Como funciona o Google Adwords?

O Adwords é a ferramenta do Google, para a criação de anúncios publicitários. Os anúncios criados à partir da ferramenta Adwords, serão exibidos basicamente em dois locais diferentes: em sua REDE DE PESQUISAS e nas REDES DE CONTEÚDO.

Redes de Pesquisa

Além do conhecido sistema de buscas do Google, a empresa também fornece seu mecanismo de busca para vários sites parceiros que utilizam-se de sua tecnologia. Seus anúncios serão exibidos na página de resultados das buscas feitas diretamente no Google, como nas páginas de resultados dos sites parceiros.

Estes anúncios serão veículados de acordo com a relevância entre seu conteúdo e os termos pesquisados pelo internauta. Desta forma, seu anúncio tem maior chance de receber a atenção deste internauta que poderá clicar sobre o mesmo para conhecer seu produto.

Redes de conteúdo

Qualquer pessoa que tiver um site ou um blog pode se cadastrar para atuar como um canal de publicidade do Google, que paga para estes milhares de sites exibirem seus anúncios, portanto seu anúncio também poderá aparecer em qualquer um destes sites, desde que o conteúdo da página tenha alguma relevância com o conteúdo de seu anúncio.

Como é o anúncio?

O anúncio geralmente composto por 4 linhas de texto. A primeira linha contém o título do anúncio que aparecerá em destaque, a segunda e a terceira linhas deverão exibir um texto descritivo, e finalmente a quarta linha conterá um link que levará o cliente até seu site ou diretamente para a página de seu produto ou promoção.

Para ser exibido quando e onde possa trazer resultados, este anúncio deverá seguir algumas regras específicas, o valor que você deseja investir para gerar cliques, sua previsão de orçamento diário, abrangência geográfica, entre outras.

Palavras-chave

O uso de palavras-chave é um grande diferencial neste tipo de anúncio, pois permite que se possa controlar onde os anúncios serão exibidos, e desta forma, gerar fluxo qualificado para a sua campanha.

Quanto Custa?

A tarifação mais comum utilizada pelo Google é baseada no conceito de CUSTO POR CLIQUE (CPC), portanto você não pagará nada pela exibição de seus anúncios. Você só pagará quando um visitante clicar sobre ele. Esta é a sua garantia de que seu investimento lhe trará resultados.

Como saberei se meus anúncios estão sendo exibidos?

O Google AdWords oferece uma grande variedade de relatórios detalhados sobre o desempenho de sua campanha. Estes relatórios poderão ser acessados quando e quantas vezes você desejar ao longo de sua duração.

Acompanhamento

É essencial que exista um acompanhamento gerencial diário para monitorar o desempenho de sua campanha. Baseado nesta avaliação, poderão ser definidas as correções ou alterações necessárias para realinhá-la aos objetivos propostos. Este trabalho deve ser realizado por um empresa ou profissional com conhecimentos adequados a esta finalidade.

Em resumo, este artigo tem como objetivo demonstrar de forma superficial, as vantagens evidentes de se utilizar o Google Adwords para gerar tráfego qualificado para seu site, pois ter um site que não recebe visitas, é o mesmo que não tê-lo.