Por Wilson R. Garcia
Em 09/01/2012
Quem não é visto, não é lembrado

É preciso avaliar com cautela o verdadeiro objetivo de sua empresa na web. Isto é imprescindível para evitar frustrações geradas por expectativas amparadas em informações surrealistas, pois o que não faltam no mercado são profissionais que se amparam em números astronômicos para convencer seus clientes da utilização desta ou daquela estratégia, sem comprometimento com resultados.

Quando você investe em um comercial na televisão, por exemplo, sua mensagem será vista inadvertidamente por todos os telespectadores que estiverem diante de seus aparelhos no momento da exibição, ao passo que, para que o internauta possa chegar até seu site, ele precisa conhecer seu endereço na internet, ou pelo menos, estar disposto a pesquisar ativamente para encontrá-lo. Em resumo, possuir um site não significa necessariamente que ele será visitado.

Um site é um veículo incomparável para levar informações nos mais diversos formatos para seus clientes, informações que seriam impossíveis de serem transmitidas por outros meios. Além de ser um adminrável catálogo para a exposição de seus produtos, no seu site, você poderá escrever sobre a trajetória da sua empresa, seus valores e objetivos, sobre seus investimentos no desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias, suas políticas comerciais, seus diferenciais competitivos, enfim, sobre tudo que você gostaria que soubessem sobre você. Mas para que seu site possa realmente ser útil, primeiro é preciso que ele seja visitado.

Divulgue seu site

Para atrair visitantes você precisa divulgar seu site através dos meios publicitários que você já usa corriqueiramente em seu negócio, por exemplo: jornais, panfletos, rádio. Inclua seu endereço eletrônico em sua fachada, nas embalagens de seus produtos, em banners nas área internas de sua loja.

Incentive e movimente

Você e toda a sua equipe devem incentivar seus clientes a visitar o site da empresa. Crie campanhas, promoções ou ofertas especiais, oferendo descontos ou brindes para quem se cadastrar ou participar de enquetes. Seja criativo.

Sites de parceiros

Anuncie em outros sites mais populares e e cujo conteúdo tenha relação com o seu. Dependendo de sua área de atuação você pode escolher sites de associações, organizações, clubes, sites de busca local, portais de informações, sites de empresas parceiras ou fornecedores. Se você possui um perfil em qualquer rede social, como o Facebook ou o Twitter, é muito importante postar seus links nestas redes.

Mantenha seu site atualizado

Mantenha o conteúdo de seu site atualizado, a internet é um veículo dinâmico e seus usuários buscam sempre o que existe de mais atual sobre determinado produto ou serviço. Insira novas fotos, acrescente informações, escreva artigos. Faça com que o visitante deseje voltar até sua página, esta prática garante maior estabilidade em seus resultados, além de melhorar consideravelmente seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de buscas.

Interaja

Já faz muito tempo que a web deixou de ser contemplativa. Disponibilize ferramentas que permitam que seu visitante possa participar deixando seus comentários sobre sua empresa e seus serviços, sistemas de atendimento online e depoimentos são excelentes canais de comunicação com seu visitante.

Assim como em qualquer mercado, para destacar-se na internet são necessários pesquisas, acompanhamento de tendências e adaptação à novas tecnologias e recursos. Na hora de desenvolver seu site procure por uma empresa especializada, ela poderá ajudar-lhe a alcançar os resultados esperados.

Artigos Relacionados

Publieditoriais ou Publiposts
por Wilson R. Garcia em 08/05/2013
Publieditoriais ou Publiposts
2020 é o ano do e-commerce, mas nem tudo são flores...
por Equipe Neticom em 02/06/2020
2020 é o ano do e-commerce, mas nem tudo são flores...
Como montar uma loja virtual
por Wilson R. Garcia em 21/01/2016
Como montar uma loja virtual
Quem não sabe o que procura não compreende o que encontra…
por Wilson R. Garcia em 11/07/2012
Quem não sabe o que procura não compreende o que encontra…