Durante a prospecção de novos clientes, tenho percebido uma grande frustração por parte de muitos dos empresários com quem converso, relacionada aos resultados inexpressivos obtidos com seus sites na internet. Estas experiências geram marcas difíceis de apagar.

O que posso esperar ao criar um site para minha empresa?

Um site pode aumentar consideravelmente a visibilidade de sua marca, além de conferir a sua empresa uma imagem de modernidade e organização, mas muito além disto, pode ser um excelente meio de comunicação com seu cliente, mas para que isto seja possível, um site precisa receber visitas, e quanto mais e mais qualificadas forem estas visitas, melhores serão os resultados.

Apesar de indispensável, um site deve ser encarado como somente um dos elementos necessários dentro de uma estratégia muito mais ampla, uma ação de marketing através da internet pode sem dúvida alavancar suas vendas, mas para que isto ocorra, é necessário um planejamento adequado. Criar um site bonitinho, hospedá-lo num servidor qualquer e esperar que ele receba milhares de visitas que se convertam em clientes é uma postura excessivamente otimista, para não dizer surrealista.

Como saber se funcionou ou não se não sabemos o que esperar?

O planejamento é indispensável para criar um plano de marketing que envolva a geração de negócios através da internet. É neste momento que será definido seus objetivos. Se você deseja simplesmente vender mais, é preciso descrever com detalhes este aumento:

  • Quantas vendas eu desejo realizar para clientes prospectados à partir da internet?
  • Em quanto tempo este aumento deve realizar-se?

É muito importante que os objetivos apresentados aqui sejam sóbrios e honestos, sempre baseando-se na análise de mercado e nos recursos disponíveis.

Definição da Estratégia

Estratégia é uma forma de utilizar-se dos recursos disponíveis, através de métodos definidos para a realização de objetivos. Algumas estratégias baseadas numa análise de mercado e nos seus objetivos poderiam ser:

  • A criação de um site institucional;
  • Participação em Redes Sociais;
  • Campanhas de marketing viral através do YouTube;
  • SEO - Otimização para melhor classificação nos resultados de buscas;
  • SEM - Campanhas de links patrocinados no Google e no Facebook;
  • Campanhas de E-mail Marketing;
  • Campanhas de divulgação offline através de outras mídias para gerar fluxo ao site;
  • Redirecionamento do fluxo físico da loja para a internet, entre outras.
  • Acompanhamento, Avaliação e Realinhamento:

Relatórios de visitas, de origens do tráfego, dos conteúdos mais visitados e até mesmo de origem geográfica dos visitantes podem fornecer importantes parâmetros para a avaliação do desempenho de uma ação na internet, além da implantação de métodos para avaliar a origem do fluxo físico na loja. Baseados nestas informações pode ser necessário traçar um novo planejamento estratégico ou novas definições de objetivos. É preciso manter-se atento e flexível.

A definição de objetivos claros e a adoção de uma estratégia que torne este objetivo alcançável são os pontos primordiais para evitar a frustração de esperar algo que nunca vai chegar, pois afinal, se você não sabe onde quer chegar, como saberá quando já estiver lá?