Por Wilson R. Garcia
Em 17/01/2018
Redes Sociais: Quais as melhores práticas de uso?

Para que sua empresa continue crescendo num mercado cada vez mais competitivo, a visibilidade nas redes sociais é fundamental. Porém, é preciso ficar atento às boas práticas nas redes sociais, caso, contrário, além de não obter os benefícios esperados, você corre o risco de afastar seus clientes.

Inicialmente é preciso compreender que a página de sua empresa não precisa necessariamente refletir seu perfil pessoal. Nem tudo o que você gosta e compartilha em seu perfil social deve ser compartilhado com seus seguidores nas redes sociais. É simples: a arte de agradar consiste em falar o que o interlocutor deseja ouvir, e não somente o que você gosta ou que atende unicamente aos seus interesses. Para isso, torna-se imprescindível conhecer o seu público e formar uma audiência relevante que se identifique com os valores que sua marca representa. Por exemplo: é uma péssima ideia, defender essa ou aquela ideologia política, esse ou aquele time de futebol, religiões, entre outras coisas.

PAZ DE ESPÍRITO

Com relação aos comentários, aceite que é perfeitamente natural que você não agrade a todos. Nem poderia ser diferente. Portanto, quando alguém manifesta uma opinião contrária em sua página, é preciso diplomacia e simpatia. Lembre-se que todos têm suas próprias razões. Jamais perca a linha. Responder um comentário negativo de forma agressiva pode se tornar algo bastante desagradável.  O ideal neste caso é sempre manter um tom sóbrio, e realizar o melhor atendimento possível, por pior que seja a crítica vinda do outro lado da tela. Lembre-se que os melhores clientes são aqueles que lhe criticam, pois quando o cliente insatisfeito se cala, você não tem oportunidade para identificar e corrigir falhas em sua operação.

VOLUME E PERIODICIDADE

Você precisa saber dosar a quantidade. Não poste muitas vezes por dia, para não poluir a linha do tempo de seus seguidores, mas, da mesma maneira, não fique muitos dias sem publicar uma linha em seus perfis nas redes sociais. Uma página vazia torna-se desinteressante e pode fazer com que seus clientes deixem de te seguir. O recomendável é que, no Facebook, sejam feitas pelo menos uma ou duas publicações diárias para a sua empresa.

NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO

Outra coisa a se evitar  é falar apenas sobre si mesmo. É claro que você deve publicar aquela promoção especial, ou sua nova campanha para o dia das mães, mas além destas publicações, ofereça aos seus seguidores conteúdo relevante e de qualidade. Forneça dicas para utilização adequada dos produtos que você comercializa, faça comparações entre modelos, datas comemorativas, etc. A gama de assuntos pode variar consideravelmente.

PLANEJAMENTO

Mas uma ideia boa a se adotar é a de programar as postagens a serem feitas nos próximos dias e próximas semanas. Isso ajudará a impulsionar o crescimento de seus negócios. Podem ser feitas publicações para datas festivas, ou para alguma coisa que vai acontecer, exemplo da mudança de estação, ou se, por exemplo, terá um eclipse nos próximos dias.

E se necessário, fazer anúncios pagos nas redes sociais, como forma de conquistar novos clientes e de encontrar mais pessoas interessadas em adquirir o seu negócio.  É o que ajuda também para as pessoas que já seguem o seu trabalho a acompanhar melhor o que você faz.

E muito além da visibilidade, as redes sociais são excelentes canais de relacionamento com seu público, explore essas possibilidades. Interaja, questione, estimule a discussão.

Seguindo essas dicas certamente você terá muito mais chances de obter bons resultados nas redes sociais. Lembre-se: "quem não é visto não é lembrado", e para ser bem lembrado mantenha sempre um bom padrão de comportamento diante de seu público, desta forma, você conseguirá ocupar um espaço cada vez maior em seu mercado.

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