Para que sua empresa alcance o destaque necessário para crescer num mercado cada vez mais competitivo, a visibilidade nas redes sociais é fundamental. Porém, é preciso ficar atento às boas práticas nas redes sociais, caso, contrário, além de não obter os benefícios esperados, você corre o risco de afastar seus clientes.

Inicialmente é preciso compreender que a página de sua empresa não precisa necessariamente refletir seu perfil pessoal. Nem tudo o que você gosta e compartilha em seu perfil social deve ser compartilhado com os clientes de sua empresa. É simples: a arte de agradar consiste em falar o que o interlocutor deseja ouvir, e não somente o que você gosta. Para isso, torna-se imprescindível conhecer o seu público e formar uma audiência que se identifique com os valores que sua marca representa. Por exemplo: é uma péssima ideia, defender essa ou aquela ideologia política, ou mesmo esse ou aquele time de futebol, entre outras coisas.

Com relação aos comentários. É perfeitamente natural que você não agrade a todos. Nem poderia ser diferente. Portanto, quando alguém manifesta alguma opinião contrária em sua página, é preciso diplomacia. Lembre-se que todos têm suas próprias razões. Jamais perca a linha. Responder um comentário negativo de forma agressiva pode se tornar algo bastante desagradável, e ainda desmotivar outras pessoas a continuar sendo clientes de sua empresa. O ideal neste caso é sempre manter um tom sóbrio, e realizar o melhor atendimento possível, por pior que seja a crítica vinda do outro lado da tela. Lembre-se que os melhores clientes são aqueles que lhe criticam, considere que é sempre bem pior quando cliente se cala, mas, não volta a fazer negócios com você.

Em relação à quantidade de publicações, você precisa saber dosar a quantidade. Não poste muitas vezes por dia, para não poluir a linha do tempo de seus seguidores, mas, da mesma maneira, não fique muitos dias sem publicar uma linha em seus perfis nas redes sociais. Uma página vazia torna-se desinteressante e pode fazer com que seus clientes deixem de te seguir. O recomendável é que, no Facebook, sejam feitas pelo menos uma ou duas publicações diárias para a sua empresa.

Outra coisa a se evitar  é que uma página fale apenas da sua própria empresa para os antigos e novos clientes existentes. Um negócio que se põe acima de todos os outros não é o ideal para que um consumidor vislumbre em um perfil empresarial nas redes sociais. Postar sobre outros temas também é importante. Pode ser sobre uma data festiva, ou sobre como é o mercado de sua empresa, ou até mesmo sobre perspectivas para o futuro de seu negócio. A gama de assuntos pode variar consideravelmente.

Mas uma ideia boa a se adotar é a de programar as postagens a serem feitas nos próximos dias e próximas semanas. Isso ajudará a impulsionar o crescimento de seus negócios. Podem ser feitas publicações para datas festivas, ou para alguma coisa que vai acontecer, exemplo da mudança de estação, ou se, por exemplo, terá um eclipse nos próximos dias.

E se necessário, fazer anúncios pagos nas redes sociais, como forma de conquistar novos clientes e de encontrar mais pessoas interessadas em adquirir o seu negócio.  É o que ajuda também para as pessoas que já seguem o seu trabalho a acompanhar melhor o que você faz.

E muito além da visibilidade, as redes sociais são excelentes canais de relacionamento com seu público, explore essas possibilidades. Interaja, questione, estimule a discussão.

Seguindo essas dicas certamente você terá muito mais chances de obter bons resultados nas redes sociais. Lembre-se: "quem não é visto não é lembrado", e para ser bem lembrado mantenha sempre um bom padrão de comportamento diante de seu público, desta forma, você conseguirá ocupar um espaço cada vez maior em seu mercado.

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