Saiba como aparecer no Google melhorando o desempenho do seu site. Você decidiu oferecer seus produtos por meio da internet, mas, as vendas estão muito abaixo de suas expectativas. Neste ponto, vale lembrar a máxima: Quem não é visto não é lembrado. Pesquisar a própria loja virtual na internet pode ajudar você a descobrir porque seu site anda meio esquecido entre seus consumidores e clientes. Você sabe que quando uma pessoa deseja saber mais sobre um produto ou serviço, e comprá-lo, o Google é a sua primeira opção, desta forma, você se pergunta: Como aparecer no Google?

Quem optou pelo e-commerce e não vê a hora de lucrar com os negócios, precisa conscientizar-se da importância de investir em SEO Search Engine Optimization. A sigla originada do idioma inglês, que quer dizer Otimização de Sites Para Mecanismos de Buscas é a chave para que seu endereço eletrônico possa aparecer no Google, sempre quando um usuário pesquisar sobre o tipo de serviço ou produto relacionado ao seu ramo de atuação.

Se o trabalho for bem feito, seu site de compras vai aparecer no Google logo nas primeiras posições, e consequentemente suas vendas irão decolar.

Apesar do serviço garantir excelentes colocações na busca orgânica, é importante saber que o processo para aparecer no Google geralmente é longo e bem minucioso, já que há vários fatores que ajudam seu empreendimento digital se qualificar na internet.

Teste seu site agora

Não precisa ser nenhum mestre SEO para descobrir se a sua loja virtual ou site institucional está precisando de serviços de otimização. Além de pesquisar as palavras-chaveno Google, basta dar uma olhadinha no conteúdo da sua página. Primeiro, verifique se sua loja virtual possui boas descrições de seus produtos, ou seja, se as palavras-chave ou termos-chave utilizados pelos interessados estão aparecendo no seu conteúdo, caso contrário, possivelmente sua página não irá aparecer no Google.

Segundo especialistas em aplicações de ferramentas SEO, o conteúdo representa uma das ações mais eficazes na criação de um bom relacionamento com o seu público-alvo, além de ter forte influência na projeção de palavras que irão ajudar o seu cliente a associar seus serviços na internet.

Quero Aparecer no Google

Se você está em busca de novos clientes e quer prosperar em seus negócios por meio da internet, não pense duas vezes, comece agora mesmo. Abaixo apresentamos um checklist de alguns itens que deverão ser analisados para a melhorar o desempenho de seu site e fazê-lo aparecer no Google:

  • Configuração de URL’s amigáveis.
  • Etiqueta “Title” - Esta etiqueta indica o título da página. Deve ser único, descritivo, agradável e persuasivo, além de conter a palavra-chave que você deseja indexar. Sem ultrapassar os 60 caracteres.
  • Etiqueta <meta name=”description”> contendo uma descrição adequada e contendo a palavra-chave no código-fonte da página.
  • Cabeçalhos ou “Headers” - São as etiquetas <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>. Elas servem para referenciar os termos mais importantes contidos numa página web.
  • Atributos “alt” e “title” - São importantes para descrever ao visitante o conteúdo de uma imagem quando ela não pode ser exibida pelo navegador e exercem grande influência na classificação do site.
  • Link internos e externos.
  • Presença do arquivo “robots.txt” - Arquivo que contém informações úteis para os mecanismos de buscas sobre a indexação das páginas do site.
  • Presença do arquivo “sitemap.xml”.
  • Validação do código da página dentro das diretrizes oficiais HTML, CSS.
  • Compactação de arquivos e armazenamento em cache para a redução do tempo de carregamento da página.
  • Acompanhamento constante dos relatórios de desempenho para realinhamento de ações.

Esta é uma pequena lista de alguns fatores que precisam ser verificados para que seu site possa aparecer no Google, mas ainda existem dezenas de itens a serem verificados. Você tem dois caminhos a seguir: um deles é estudar profundamente todos os fatores que influenciam no posicionamento de seu site e investir muitas horas na aplicação destas técnicas; o outro é:  contratar uma empresa especializada que ofereça tais serviços e acredite custa menos do que você imagina.

Lembre-se que a utilização de técnicas SEO tornará seu site apto a aparecer no Google e isto poderá tanto aumentar o número de visitantes do seu site, quanto melhorar sua taxa de conversão e consequentemente suas vendas e lucros.