Por Equipe Neticom
Em 10/09/2020
Saúde mental no home office

Falar sobre saúde mental no trabalho sempre foi um tema recorrente. Nos últimos tempos, tem se intensificado a preocupação com transtornos psicológicos causados pelas transformações dos padrões de trabalho.

Para a OMS, existem vários fatores que influenciam a saúde mental do trabalhador, por exemplo: metas excessivas de produtividade, as transformações e exigências constantes do mercado e o uso excessivo de tecnologias são responsáveis por diversos transtornos como o pânico, alcoolismo, ansiedade, estresse, chegando até a graves quadros de depressão.

Desde março de 2020, no Brasil, as pessoas precisaram lidar, de alguma forma, com uma avalanche de informações e mudanças no formato do trabalho. Como consequência do isolamento social para se reduzir o contágio do novo coronavírus, o Home Office foi implementado por muitas empresas e trabalhar de casa, apesar de parecer algo confortável, tornou-se um desafio, sobretudo pela necessidade de manter a mente em equilíbrio.

Os profissionais que estão exercendo suas funções no formato Home Office enfrentam os riscos ocupacionais, que em casa são acentuados. Por muitas vezes não possuem as ferramentas adequadas como espaço, equipamentos, entre outros, e precisam lidar com isso sozinhos para garantir a produtividade para a empresa.

Organizamos algumas dicas que podem ser muito valiosas neste momento, então, se você está se sentindo cansado, que as coisas estão muito pesadas, sente solidão e medo para lidar com tudo isso, siga algumas das orientações abaixo:

  • Mantenha uma rotina

    Continue seguindo a rotina que tinha quando trabalhava no escritório: tome banho, escove os dentes, penteie os cabelos, tome um bom café da manhã e, principalmente, troque de roupa. Cuidado para não passar o dia de pijama e coloque roupas que você costumava usar no trabalho, isso fará com que seu cérebro entenda que você está se preparando para a rotina do dia a dia.

  • Cuidado com as distrações

    Por mais difícil que seja, procure um local reservado para trabalhar. Caso divida a casa com alguém, peça para não ser interrompido. Se precisar dividir o tempo do trabalho com o cuidar das crianças, faça isso em dois (se puder, claro), revezando com o marido, a esposa ou outra pessoa da casa, assim quando estiver trabalhando, estará focado apenas nisso.

  • Ambiente

    Tente encontrar um espaço iluminado, com boa ventilação, e o mais silencioso possível.

  • Arrume o seu cantinho

    Utilize-se dos benefícios de estar trabalhando de casa e personalize o seu espaço. Mude a decoração, coloque fotos que te lhe tragam boas lembranças, use incensos ou aromatizantes e procure trabalhar perto da janela.

  • Cuidados com a ergonomia

    Este é um item extremamente importante no Home Office! Não trabalhe deitado ou no sofá, mantenha a postura certa e se precisar do computador, coloque-o na altura dos olhos.

  • Silêncio é tudo

    Barulhos podem tirar a sua concentração e colaborar para o aumento do estresse, por isso, se gosta de música ouça com fone de ouvido e no volume correto. Se estiver em um lugar que possua muito barulho de trânsito, construções, use proteção auditiva.

  • Cuide do tempo

    O Home Office tem muitas vantagens, e uma delas é desfrutar do conforto da casa, por isso, tire pequenos intervalos para descansar em outro espaço. Alongue-se no quintal, varanda, pare para almoçar, aprecie a paisagem!

  • Durma bem

    Não se esqueça, que apesar de o trabalho ser feito de casa, você precisa cumprir a sua rotina, então, evite dormir tarde e preze por 8 horas de sono por noite.

Estamos passando por um momento delicado no qual ficar em casa é a alternativa mais segura, então, se puder, fique em casa, mas não se esqueça dos cuidados com a saúde dentro dela também.

Nós, do time Neticom, desejamos que tudo isso passe logo e seguimos ao seu lado para te ajudar, sempre que precisar.

Artigos Relacionados

Feliz dia do Publicitário
por Wilson R. Garcia em 01/02/2016
Feliz dia do Publicitário
Dia de festa
por Wilson R. Garcia em 27/04/2017
Dia de festa
A importância do uso adequado das cores
por Wilson R. Garcia em 09/01/2012
A importância do uso adequado das cores
Como escolher adequadamente uma paleta de cores para seus projetos?
por Equipe Neticom em 29/08/2019
Como escolher adequadamente uma paleta de cores para seus projetos?