Por
Em 22/11/2017
SEO seu site no Google

Quando criamos um site, temos como objetivo principal atrair visualizações. Queremos que nosso site tenha boa visibilidade. Para isso, uma das principais formas de colocar seu site em evidência é por meio da aplicação das técnicas conhecidas como SEO, do inglês Search Engine Optimization, ou em bom português Otimização para Mecanismos de Buscas.

Essas técnicas são utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas realizadas nos buscadores como o Google, por exemplo. Um site que se utiliza de tais técnicas tende a ser apresentado com mais frequência nos primeiros resultados. Com isso recebe mais cliques, resultando em maior visibilidade e, consequentemente, em maior possibilidade de novos negócios para sua empresa.

O Google é muito exigente quando o assunto é o conteúdo do site. O objetivo dos buscadores é oferecer conteúdo relevante e de qualidade para o usuário, por esta razão, o algoritmo utilizado pelo Google avalia algumas centenas de critérios nos sites publicados na internet para classificá-los adequadamente, de maneira que possam ser exibidos quando um usuário pesquisar pelo conteúdo desejado.

Um dos principais pontos do SEO - Conteúdo de qualidade

No mês de fevereiro do ano de 2011, o Google divulgou uma atualização de seu algoritmo que ficou conhecido como “Panda”, a partir daquele momento o Google passou a restringir os sites com conteúdo não original, em outras palavras, o Google passou a penalizar aqueles que copiam textos na internet e os publicam sem citar a fonte.

Por isso, mais do que nunca é preciso pensar no usuário em primeiro lugar: o que o visitante de meu site deseja encontrar? O que posso oferecer?

Muitos aspectos devem ser considerados, como a codificação do site, a geração de links externos que apontem para seu site, a otimização das imagens para um um carregamento mais rápido, a preparação do conteúdo específico para dispositivos móveis e a promoção de atualizações constantes, são alguns cuidados essenciais a serem dedicados ao seu site.

Tudo Muda o Tempo Todo no Mundo

É importante lembrar que as regras utilizadas pelo Google para a classificação dos sites são muito dinâmicas. Novas atualizações surgem com frequência. Desde o ano de 2002 até o ano de 2015 foram mais de 35 mudanças no algoritmo do Google. Em média, é uma atualização a cada 4 meses. Por esta razão, é importante que o trabalho de SEO seja realizado com regularidade e para realizá-lo é imprescindível a contratação de um profissional com sólidos conhecimentos em áreas que abrangem desde os aspectos técnicos como: a linguagens HTML, CSS, javascript; ferramentas específicas como o editor de imagens Photoshop; além de possuir competências em publicidade e marketing.

Para que sua empresa não perca mercado e continue a crescer, é necessário aumentar sua visibilidade e sua participação no mercado digital. Mas lembre-se, que hoje, mais do que nunca, este trabalho deverá ser realizado por profissionais sérios, que estejam sempre atentos a mudanças e alterações nos algoritmos do Google.

Desta forma, você saberá que sua empresa estará amparada com um trabalho de SEO em constante atualização, dentro dos padrões dos algoritmos em vigência.

Atualizações do algoritmo do Google

Veja abaixo algumas das atualizações, dos últimos anos,  do algoritmo do Google, em relação ao SEO.

2003

Fevereiro Abril Maio Junho/Julho Novembro
BOSTON CASSANDRA DOMINIC ESMERALDA & FRITZ FLORIDA
Mais ênfase na qualidade de backlinks Restrições de links vindos do mesmo domínio, texto e links escondidos Melhoras na contagem e reportagem de backlinks Melhoras na estrutura do índice Restrição de site lotados de palavras chave e outras práticas "sujas"

2004

Janeiro Fevereiro
AUSTIN BRANDY
Restrição de texto "invisível" e meta tags lotadas de palavras chave Expansão do índice, introdução do Latent Semantic Indexing

2005

Fevereiro Maio Junho Outubro Outubro Dezembro
ALLEGRA BOURBON PERSONALIZED SEARCH JAGGER GOOGLE LOCAL BID DADDY
Restrição de links que pareciam suspeitos Melhoras na leitura de conteúdo duplicado e não aprovado Os resultados consideram o historial de pesquisa Restrição de links recíprocos, link farms e links pagos Os dados do mapa são integrados com os dados do Local Business Center (LBC) Mudança na canonização e outros problemas técnicos

2006

Novembro
SUPPLEMENTAL UPDATE
Mudanças no índice suplementar e páginas filtradas

2007

Maio Junho
UNIVERSAL SEARCH BUFFY
Integração de resultados tradicionais com notícias, vídeos, imagens, etc. Atualização para pesquisas de uma palavra só

2008

Abril
DEWEY
Mudança não específica ao índice de busca

2009

Fevereiro Dezembro
VINCE REAL-TIME SEARCH
Grandes marcas ganham impulso nas páginas de resultados Twitter feeds, notícias do Google, e novo conteúdo é integrado no feed de tempo real

2010

Abril Maio Junho
GOOGLE PLACES MAY DAY CAFFEINE
LBC muda de nome para "Lugares", e é integrado com resultados locais Restrição de sites de baixa qualidade Lançamento no novo sistema de indexação web, resultando em um índice 50% novo

2011

Fevereiro Novembro
PANDA FRESHNESS UPDATE
Restrição de sites com conteúdo não original e com muita publicidade Mais ênfase em sites recentes nos resultados

2012

Janeiro Fevereiro Abril Maio Setembro
SEARCH + YOUR WORLD VENICE PENGUIN KNOWLEDGE GRAPH EXACT MATCH DOMAIN
Dados do Google + e perfis de usuários incluídos Resultados mais locais em pesquisas gerais Restrição de esquemas de link e sites lotados de palavras chave Fotos e imagens relevantes incluídas com os resultados tradicionais Restrição de sites de baixa qualidade que tinham palavras chaves nos nomes de seus domínios

2013

Agosto Agosto
IN-DEPT ARTICLES HUMMINGBIRD
Um novo tipo de resultado, dedicado a aqueles sites que sempre continuam relevantes O Google começa a reconhecer perguntas inteiras nas pesquisas, que dá ênfase no conteúdo de alta qualidade

2014

Julho Agosto Agosto
PIGEON HTTPS/SSL UPDATE AUTHORSHIP REMOVED
Mudança na administração de pesquisas locais O Google começa a preferir sites seguros. Adicionar criptografia ao seu site = melhora nos rankings O programa de autoridade do Google é deletado

2015

Abril
MOBILE-FRIENDLY
Sites otimizados pra celulares sobem nos rankings, enquanto aqueles que não estão otimizados descem

Fonte: HubSpot

Artigos Relacionados

Funcionário Repórter
por Wilson R. Garcia em 15/03/2012
Funcionário Repórter
Como organizar sua equipe durante o trabalho remoto?
por Equipe Neticom em 29/04/2020
Como organizar sua equipe durante o trabalho remoto?
Dia de festa
por Wilson R. Garcia em 27/04/2017
Dia de festa
Infográfico: Como cuidamos do seu job?
por Equipe Neticom em 15/05/2020
Infográfico: Como cuidamos do seu job?
Precisa de
ajuda?