Quando criamos um site, temos como objetivo principal atrair visualizações. Queremos que nosso site tenha boa visibilidade. Para isso, uma das principais formas de colocar seu site em evidência é por meio da aplicação das técnicas conhecidas como SEO, do inglês Search Engine Optimization, ou em bom português Otimização para Mecanismos de Buscas.
Essas técnicas são utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas realizadas nos buscadores como o Google, por exemplo. Um site que se utiliza de tais técnicas tende a ser apresentado com mais frequência nos primeiros resultados. Com isso recebe mais cliques, resultando em maior visibilidade e, consequentemente, em maior possibilidade de novos negócios para sua empresa.
O Google é muito exigente quando o assunto é o conteúdo do site. O objetivo dos buscadores é oferecer conteúdo relevante e de qualidade para o usuário, por esta razão, o algoritmo utilizado pelo Google avalia algumas centenas de critérios nos sites publicados na internet para classificá-los adequadamente, de maneira que possam ser exibidos quando um usuário pesquisar pelo conteúdo desejado.
Um dos principais pontos do SEO - Conteúdo de qualidade
No mês de fevereiro do ano de 2011, o Google divulgou uma atualização de seu algoritmo que ficou conhecido como “Panda”, a partir daquele momento o Google passou a restringir os sites com conteúdo não original, em outras palavras, o Google passou a penalizar aqueles que copiam textos na internet e os publicam sem citar a fonte.
Por isso, mais do que nunca é preciso pensar no usuário em primeiro lugar: o que o visitante de meu site deseja encontrar? O que posso oferecer?
Muitos aspectos devem ser considerados, como a codificação do site, a geração de links externos que apontem para seu site, a otimização das imagens para um um carregamento mais rápido, a preparação do conteúdo específico para dispositivos móveis e a promoção de atualizações constantes, são alguns cuidados essenciais a serem dedicados ao seu site.
Tudo Muda o Tempo Todo no Mundo
É importante lembrar que as regras utilizadas pelo Google para a classificação dos sites são muito dinâmicas. Novas atualizações surgem com frequência. Desde o ano de 2002 até o ano de 2015 foram mais de 35 mudanças no algoritmo do Google. Em média, é uma atualização a cada 4 meses. Por esta razão, é importante que o trabalho de SEO seja realizado com regularidade e para realizá-lo é imprescindível a contratação de um profissional com sólidos conhecimentos em áreas que abrangem desde os aspectos técnicos como: a linguagens HTML, CSS, javascript; ferramentas específicas como o editor de imagens Photoshop; além de possuir competências em publicidade e marketing.
Para que sua empresa não perca mercado e continue a crescer, é necessário aumentar sua visibilidade e sua participação no mercado digital. Mas lembre-se, que hoje, mais do que nunca, este trabalho deverá ser realizado por profissionais sérios, que estejam sempre atentos a mudanças e alterações nos algoritmos do Google.
Desta forma, você saberá que sua empresa estará amparada com um trabalho de SEO em constante atualização, dentro dos padrões dos algoritmos em vigência.
Atualizações do algoritmo do Google
Veja abaixo algumas das atualizações, dos últimos anos, do algoritmo do Google, em relação ao SEO.
2003
Fevereiro | Abril | Maio | Junho/Julho | Novembro |
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BOSTON | CASSANDRA | DOMINIC | ESMERALDA & FRITZ | FLORIDA |
Mais ênfase na qualidade de backlinks | Restrições de links vindos do mesmo domínio, texto e links escondidos | Melhoras na contagem e reportagem de backlinks | Melhoras na estrutura do índice | Restrição de site lotados de palavras chave e outras práticas "sujas" |
2004
Janeiro | Fevereiro |
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AUSTIN | BRANDY |
Restrição de texto "invisível" e meta tags lotadas de palavras chave | Expansão do índice, introdução do Latent Semantic Indexing |
2005
Fevereiro | Maio | Junho | Outubro | Outubro | Dezembro |
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ALLEGRA | BOURBON | PERSONALIZED SEARCH | JAGGER | GOOGLE LOCAL | BID DADDY |
Restrição de links que pareciam suspeitos | Melhoras na leitura de conteúdo duplicado e não aprovado | Os resultados consideram o historial de pesquisa | Restrição de links recíprocos, link farms e links pagos | Os dados do mapa são integrados com os dados do Local Business Center (LBC) | Mudança na canonização e outros problemas técnicos |
2006
Novembro |
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SUPPLEMENTAL UPDATE |
Mudanças no índice suplementar e páginas filtradas |
2007
Maio | Junho |
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UNIVERSAL SEARCH | BUFFY |
Integração de resultados tradicionais com notícias, vídeos, imagens, etc. | Atualização para pesquisas de uma palavra só |
2008
Abril |
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DEWEY |
Mudança não específica ao índice de busca |
2009
Fevereiro | Dezembro |
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VINCE | REAL-TIME SEARCH |
Grandes marcas ganham impulso nas páginas de resultados | Twitter feeds, notícias do Google, e novo conteúdo é integrado no feed de tempo real |
2010
Abril | Maio | Junho |
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GOOGLE PLACES | MAY DAY | CAFFEINE |
LBC muda de nome para "Lugares", e é integrado com resultados locais | Restrição de sites de baixa qualidade | Lançamento no novo sistema de indexação web, resultando em um índice 50% novo |
2011
Fevereiro | Novembro |
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PANDA | FRESHNESS UPDATE |
Restrição de sites com conteúdo não original e com muita publicidade | Mais ênfase em sites recentes nos resultados |
2012
Janeiro | Fevereiro | Abril | Maio | Setembro |
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SEARCH + YOUR WORLD | VENICE | PENGUIN | KNOWLEDGE GRAPH | EXACT MATCH DOMAIN |
Dados do Google + e perfis de usuários incluídos | Resultados mais locais em pesquisas gerais | Restrição de esquemas de link e sites lotados de palavras chave | Fotos e imagens relevantes incluídas com os resultados tradicionais | Restrição de sites de baixa qualidade que tinham palavras chaves nos nomes de seus domínios |
2013
Agosto | Agosto |
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IN-DEPT ARTICLES | HUMMINGBIRD |
Um novo tipo de resultado, dedicado a aqueles sites que sempre continuam relevantes | O Google começa a reconhecer perguntas inteiras nas pesquisas, que dá ênfase no conteúdo de alta qualidade |
2014
Julho | Agosto | Agosto |
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PIGEON | HTTPS/SSL UPDATE | AUTHORSHIP REMOVED |
Mudança na administração de pesquisas locais | O Google começa a preferir sites seguros. Adicionar criptografia ao seu site = melhora nos rankings | O programa de autoridade do Google é deletado |
2015
Abril |
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MOBILE-FRIENDLY |
Sites otimizados pra celulares sobem nos rankings, enquanto aqueles que não estão otimizados descem |
Fonte: HubSpot