Por Equipe Neticom
Em 07/05/2020
Você consegue imaginar como será o mundo pós Covid-19?

Certamente hoje, com todas as mudanças que estamos passando, estamos com saudades do mundo antes do Coronavírus, saudades do que podíamos fazer, da liberdade de ir e vir, saudades da rotina que tínhamos mas, como será que as coisas serão após esse período?

Além das mudanças já citadas acima precisamos pensar mais a fundo, nas mudanças mais profundas, naquelas transformações que mudarão nossa realidade, nossas vidas, nosso novo futuro.

Após tudo isso “passar” precisaremos entender o novo mundo que teremos, pois se uma coisa é certa é que aquele mundo que vivíamos não existirá mais e que seremos obrigados a compreender mudanças que poderiam ocorrer em décadas em apenas poucos meses. É o futuro foi bem mais rápido do que prevíamos...

Agora vamos tentar te ajudar a vislumbrar esse futuro, listando algumas tendências. Vamos lá?

Crenças e valores: estamos passando por uma fase de reset capaz de provocar mudanças comportamentais profundas em nós mesmos e sentimentos como a empatia, solidariedade e compaixão estão mais aflorados.

Menos é mais: além da crise financeira gerada pelo novo Coronavírus, que fez com que nós consumíssemos menos, a partir de agora nós deveremos rever nossa relação com o consumo, algo que já vinha acontecendo e que foi acentuado agora. Consumir pelo simples fato de consumir será algo fora de moda e vamos redefinir prioridades valorizando fatores socioambientais que gerem valor positivo. 

Redefinição de espaços comerciais: Mesmo após a pandemia passar teremos criados novos hábitos e cuidados com a saúde e bem-estar e, com certeza, haverá o receio em frequentar locais fechado e com grandes aglomerações. Para que os consumidores se sintam “seguros” será necessário criar locais que tragam a sensação de estar em casa, além de redesenhar seus espaços para reduzir a aglomeração e facilitar o acesso a produtos de higiene, como álcool em gel.

Meios digitais: Com as restrições de contato e o isolamento social houve um movimento que culminou na explosão das Lives, principalmente com shows ao vivo. Garanto que você já deva ter “participado” de uma ao menos... rs

Outra característica importante é que as vendas pela Internet também aumentaram consideravelmente, passando a ser uma opção também para lojas que até então se valiam apenas do local físico. 

Trabalho remoto: esse modelo muito usado por profissionais liberais e freelancer fará cada vez mais parte da vida de profissionais de companhias. As empresas, dos mais diversos portes estão se adaptando e se organizando a essa nova rotina que como resultado mais importante evita a necessidade de estar em espaços com grande aglomeração, como ônibus e metrôs, especialmente em horários de pico.

Busca por conhecimento e educação a distância: atualizar nossos conhecimentos sempre, no mercado de hoje, é uma questão de sobrevivência mas, em tempos de pandemia, cheio de incertezas, fez com que buscássemos mas conhecimento, seja ele por aprendizado, diversão ou para se preparar ao novo mundo que surgirá. Tivemos contato com os cursos online, com a educação a distância, forma essa que estará em alta e a expansão se acelerará daqui para a frente. A aposta é que devem surgir novas plataformas ou serviços que conectam mentores e professores a pessoas que querem aprender sobre diferentes assuntos.

Fonte: https://brasil-elpais-com.cdn.ampproject.org/c/s/brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-13/como-o-coronavirus-vai-mudar-nossas-vidas-dez-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia.html?outputType=amp

Artigos Relacionados

Autogestão e Home Office: como ser produtivo trabalhando em casa?
por Equipe Neticom em 16/08/2019
Autogestão e Home Office: como ser produtivo trabalhando em casa?
Loja virtual: saiba como ter uma.
por Wilson R. Garcia em 01/04/2016
Loja virtual: saiba como ter uma.
2020 é o ano do e-commerce, mas nem tudo são flores...
por Equipe Neticom em 02/06/2020
2020 é o ano do e-commerce, mas nem tudo são flores...
Identidade visual é importante?
por Wilson R. Garcia em 18/02/2016
Identidade visual é importante?