O e-mail marketing é uma estratégia de baixíssimo custo e elevado retorno sobre o investimento. Campanhas de e-mail marketing bem planejadas e produzidas adequadamente são uma das principais fontes de receita para o e-commerce. Segundo pesquisas, 75% das empresas classificam de “bom” à “excelente” o ROI obtido por essa ferramenta. (Econsultancy, 2016).
E-mail ou Redes Sociais?
A resposta é: ambas. Muita coisa evoluiu no marketing digital. Com o crescimento das redes sociais, muitas estratégias têm sido aplicadas para atrair os usuários dessas redes, mas, é preciso lembrar que para se criar uma conta em qualquer rede social é habitualmente necessário possuir uma conta de e-mail. Só para se ter uma ideia, a previsão é que no ano de 2020 existirão mais de 3 bilhões de usuários de e-mail no mundo (The Radicati Group, 2016). Atualmente o Gmail possui mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo (Statista, 2016)
Segundo a Monetate - empresa especializada em marketing e conversão - as vendas realizadas por meio do e-mail marketing possuem um ticket, médio aproximadamente 30% maior do que os clientes oriundos das redes sociais. Quanto à participação no bolo, o estudo mostra ainda que as compras realizadas por meio de mídias sociais ainda não possuem grande representatividade, gerando menos de 2% de todas as vendas online do período apurado.
E-mail marketing não é SPAM
Mas é claro que devemos salientar que falamos sobre e-mail marketing. E-mail marketing é diferente de SPAM, isto é, a prática de enviar milhares de mensagens para pessoas com as quais sua empresa jamais se relacionou. Comprar uma lista de e-mails é um dos maiores erros que alguém pode cometer em marketing digital. SPAM não funciona. SPAM irrita os usuários. SPAM gera tráfego desnecessário na rede. SPAM é para quem não está disposto a se empenhar para construir uma base de leads. SPAM gera uma percepção negativa de sua marca. Lembre-se que pessoas detestam ter suas caixas de mensagens lotadas. É preciso respeitar, acima de tudo, as preferências de seus clientes.
E para aqueles “acham” que ninguém gosta de receber e-mails promocionais, uma pesquisa mostrou que 86% dos consumidores avaliados, gostariam de receber mensagens mensalmente das empresas em que são clientes. Já 15% dos entrevistados disseram que gostariam de receber diariamente. (Statista, 2015).
Existem mensagens para as mais diversas finalidades como: boletins informativos, promoções, lançamentos de novos produtos, campanhas de fidelização, datas comemorativas, entre outras. De uma forma geral é uma ferramenta eficiente e com baixíssimo custo que vai ajudar a fixar sua marca na mente do consumidor. O e-mail marketing promove o estreitamento e a manutenção do relacionamento com seu cliente, e cria um ambiente favorável para suas oportunas propostas comerciais.
Planejamento e profissionalismo
Porém, para aproveitar os benefícios do e-mail marketing é necessário uma estratégia bem elaborada para a captação e posterior alimentação de leads. É necessário automatizar tarefas, além de possuir uma estrutura tecnológica eficiente, como ferramentas de envio e estatísticas. É necessário ainda seguir alguns padrões na criação dos layouts e na codificação das peças. É preciso considerar o tamanho das mensagens e sobretudo o conteúdo, pois algumas palavras possuem classificação negativa e podem fazer com que sua mensagem não alcance a caixa de entrada de seu cliente e seja considerada como SPAM. Além disso, uma segmentação adequada é fundamental para melhorar a taxa de leitura e cliques de suas mensagens e consequentemente suas vendas. É preciso criatividade para impressionar o cliente e conquistar sua fidelidade.
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