Se você está lendo esse texto, existe uma boa chance de já possuir uma conta no Facebook.

As redes sociais surgiram como meio de conectar pessoas, mas não demorou até que as marcas percebessem o potencial desses ambientes para gerar negócios. Atualmente, é indiscutível que o Facebook tenha se consolidado como uma das melhores ferramentas para gerar visibilidade para as marcas, além de fornecer importantes recursos que auxiliam no processo de comunicação entre a empresa e seu público. No entanto, como em qualquer outra mídia, é necessário seguir algumas regras para que o você obtenha os resultados desejados para seu negócio.

Muita coisa mudou ao longo dos últimos anos, o número de usuários no Facebook é impressionante. Mais de 102 milhões de brasileiros acessam a rede social criada por Mark Zuckerberg todos os meses. Dados da própria plataforma indicam que 99% dos usuários leem as comunicações das marcas. Naturalmente, que esse "mar de gente" cria um cenário distinto, e novos desafios: como ganhar visibilidade no feed de notícias dos usuários? Como conseguir novos seguidores? O que publicar? Como entregar o conteúdo?

Quando falamos em Facebook Marketing, estamos nos referindo à técnicas que podem fazer a diferença entre simplesmente estar presente no Facebook e criar oportunidades de negócio reais por meio dessa rede.

Segmentação

O termo publicidade significa "tornar público", isso é, levar uma informação ao conhecimento das pessoas, mas, no Facebook, é preciso saber como fazer isso. Você deve considerar que uma rede social é um ambiente de socialização e não um canal exclusivamente comercial. Cada marca possui um ou vários perfis de públicos de interesse. É um cenário complexo, onde torna-se necessário adaptar seu discurso aos interesses desses grupos, caso contrário, você corre o risco de tornar-se um panfleteiro digital. Inundar o feed de mensagens de seus seguidores com ofertas e publicações de autopromoção é muito chato e não vai gerar resultados positivos para seu negócio.

Por exemplo, você poderia criar dois anúncios para serem exibidos para seus seguidores com o mesmo conteúdo. Um dos anúncios seria dirigido à mulheres na faixa etária entre 30 e 40 anos, que sejam casadas, formadas em administração, com renda média de R$ 5.000,00 e outro para mulheres entre 17 e 25 anos, solteiras, cursando faculdade e com renda média de R$ 1.500,00. Após a publicação é possível avaliar os resultados.

Definição de conteúdo

De posse desses dados é possível identificar:

  • Quais são os públicos que melhor interagiram com meus anúncios?
  • Quais são os assuntos de maior interesse?
  • Quais são os tipos de conteúdo que mais agradaram? fotos, vídeos, posts com links para seu blog, infográficos, GIF’s?
  • Quais os melhores dias da semana e horários para eu publicar meus conteúdos?

Com essas informações em mãos, já é possível definir uma agenda de trabalho. Distribuindo os assuntos e os públicos e tipos de conteúdo nos dias e horários mais adequados. Essa estratégia permite que você não fique falando a mesma coisa para ninguém ouvir.

Acompanhamento

Diz o filósofo que “tudo muda o tempo todo” e isso vale especialmente para as redes sociais. E como “quem pensa, muda de ideia”, o trabalho descrito acima deve ser realizado regularmente, tornando o ambiente social mais dinâmico e interessante. Dados não faltam no Facebook. A rede social oferece muitas opções de relatórios que quando bem interpretados podem ajudar na tomada de decisão e realinhamento estratégico.

Nunca é demais falar que uma boa olhada no que seus concorrentes estão fazendo também pode ser uma boa dica.

Facebook Pixel

O Facebook ainda oferece uma ferramenta que permitem que você rastreie as atividades de seus seguidores enquanto eles navegam pela web para depois criar anúncios específicos para pessoas com interesses específicos. Você já deve ter percebido que após pesquisar um produto qualquer passou a receber anúncios de sites que oferecem tais produtos, não é mesmo? Essa é uma ação de grande impacto que quando bem planejada e executada pode trazer resultados impressionantes para seu negócio.

Facebook Bots

O ambiente das redes sociais é extremamente dinâmico. O usuário que solicita qualquer informação ou mesmo que faz um comentário qualquer precisa de feedback rápido. Os bots do Facebook funcionam no aplicativo Messenger e têm como objetivo agilizar as interações entre empresas e clientes. É possível ainda automatizar processos de atendimento ao cliente ou vendas, direcionando assuntos para links específicos. Tudo isso sem a necessidade de um funcionários destinado a essa tarefas.

Cuidamos de Você

Mas não se impressione com os números, tampouco com a aparente facilidade, assim como um website não será acessado se você não promovê-lo, uma página no Facebook também não receberá visitantes e gerará resultados para seus negócios, se você não adotar os procedimentos adequados para esse fim. Na prática, são tarefas relativamente simples mas que requerem uma grande dose de disciplina e controle para serem realizadas e sabemos que nem sempre o empresário, encontra tempo para realizar tais tarefas.

A Neticom Brasil pode cuidar de sua página no Facebook desde a criação, personalização, definição de estratégias e execução de tarefas, incluindo a interação com seus seguidores. Conheça os planos de Marketing Digital da Neticom Brasil e comece a utilizar o Facebook em favor de seus negócios.

Fontes: Facebook para empresas: goo.gl/xAfmkG