Em termos contábeis, ativos são bens que uma empresa ou organização possuem. Esses bens possuem valor econômico e podem ser convertidos em dinheiro. Desta forma, dizemos que os leads são o maior ativo que uma empresa possui, visto que são oportunidades de negócio. Para se realizar um negócio, antes é preciso fazer uma oferta ou uma proposta. No entanto, você deve apresentar suas propostas a quem possua algum interesse em seus produtos ou serviços, desta forma, sua chance de concretizar o negócio é muito maior.

Essa é a função do marketing de conteúdo, encontrar pessoas que estejam procurado pelos produtos e serviços que você oferece para estabelecer com elas, uma relação de confiança para que oportunamente possa realizar sua proposta comercial.

Jornada de compra

Sabemos que o Google, é de longe, a maior e mais utilizada ferramenta para pesquisas na internet. O principal objetivo do serviço da gigante de buscas é fornecer conteúdo atual, relevante e de qualidade para o usuário, portanto, de maneira geral, quando pesquisamos por determinado assunto, os primeiros resultados apresentados serão predominantemente provenientes de Blogs, pois esses são atualizados com maior frequência que os sites institucionais.

Especialistas indicam que a decisão de compra não ocorre de forma impulsiva, antes que alguém decida pela aquisição de um produto ou um serviço, este vai realizar várias pesquisas para adquirir conhecimento. Esse processo geralmente se constitui de várias etapas:

Aprendizado e descoberta

A primeira fase nessa jornada de compra se inicia quando o potencial comprador, começa a pesquisar por um assunto que tem interesse. Por exemplo: Após 10 anos de namoro, João acredita que chegou a momento de casar-se com Maria. Ele pretende marcar a data para os próximos meses. Ele sabe que terá que tratar de muitos assuntos durante as próximas semanas e inicia algumas pesquisas na internet sobre “como organizar um casamento”

Ao se deparar com seu artigo, João percebe que você tem autoridade nesse assunto, ele vai desejar continuar acompanhando seus artigos e para isso, ele lhe fornecerá seu endereço de e-mail. Agora você possui um novo lead.

Suas próximas ações serão voltadas à manutenção desse lead, educando-o e direcionando-o por meio de artigos relevantes por todas as etapas do processo até o momento de apresentar sua proposta de serviço.

A produção de conteúdo deve ser planejada para atender esses diversos momentos, para cada estágio, um tipo de informação será necessária.

Reconhecimento da Necessidade

Esse é um momento onde você deverá fornecer textos que esclareçam todos os detalhes que devem receber atenção para que a celebração de João não seja uma tragédia. Isso conduz João a perceber o grau de complexidade do assunto, pois ele deverá tomar muitas decisões, que vão desde a escolha do local ideal, a decoração, a recepção dos convidados, o cardápio, entre outros. João reconhece que não poderá fazer tudo sozinho e que precisa de alguém para auxiliá-lo. Agora João tem uma necessidade real.

Consideração da Solução

E agora quem poderá me ajudar? Neste ponto João começa a pesquisar por empresas ou profissionais que o auxiliem a organizar seu evento. Ele ainda não sabe que serviço contratar, por isso, ele continua pesquisando para comparar entre as várias ofertas de serviço disponíveis. É provável que nesse momento, João se interesse por artigos como: "Dicas de como contratar uma empresa de eventos”, “Saiba como se proteger ao contratar um cerimonialista”, “Que serviços uma empresa de eventos deve fornecer”. Veja que agora, João já sabe exatamente o que deseja.

Decisão de compra

Agora que João sabe o que ele precisa, ele está certo do que quer, ele inicia uma pesquisa para a aquisição do serviço. Neste momento, João precisa saber qual empresa ou profissional, vai lhe entregar o melhor serviço e qual será o valor que ele deverá desembolsar para contratar esse serviço. Lembre-se que João conhece você, por meio dos artigos que você escreveu. João confia em você, pois sabe que você entende do assunto. Agora é hora de apresentar sua proposta.

É mais fácil do que você imagina

O Marketing de Conteúdo pode ser considerado como a base de qualquer ação de Marketing Digital, pois, a partir do conteúdo produzido torna-se necessário distribuí-lo através de outras mídias como Redes Sociais e E-mail Marketing.

À primeira vista, pode parecer um processo complexo, mas, na verdade é bem simples e comprovadamente eficaz. Quer vender mais? ajude as pessoas no momento em que elas precisam de você. A Neticom Brasil cuida de todas as fases de sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Conheça os Planos de Marketing Digital que preparamos para você.